
Gigante do varejo é pioneira na adoção do VAGAS redes, sistema que permite selecionar candidatos para lojas e franquias em poucos cliques
O VAGAS.com, maior portal de carreiras do país e líder em soluções de e-recruitment, acaba de lançar o VAGAS redes, solução baseada na tecnologia VAGAS e-partner para facilitar os processos seletivos de lojas e franquias. De fácil operação, a ferramenta padroniza processos para cargos mais frequentes, tem portal personalizado com a identidade da matriz e não requer conhecimentos específicos em RH.
Para utilizar a solução, o RH da matriz e a VAGAS criam um “portal de carreiras” para centralizar informações e divulgação das oportunidades da rede ou franquia.
“O RH da matriz configura, para o uso das lojas padrões de cargos, descrição de vagas e critérios de triagem. As lojas acionam o processo seletivo escolhendo em uma lista a vaga em aberto. Lojas e franqueados, sem necessidade de conhecimento de RH, tem acesso aos CVs para triagem e andamento do processo de seleção. É tudo muito simples e dinâmico. É uma solução que chegou para trazer ganhos reais e imediatos nos processos de seleção”, explica Fernanda Diez, representante da área de Marketing Estratégico da VAGAS.com.
“Essas contratações assertivas são importantes para o sucesso da rede, que gera redução de custos, qualidade no processo e identificação da marca (branding) na comunicação com os candidatos”, completa.
Magazine Luiza é a pioneira
O Magazine Luiza está reduzindo o tempo para atrair, encontrar e selecionar as pessoas certas para suas lojas. Os resultados foram conquistados a partir da adoção do VAGAS redes.
“Esse sistema proporciona ao nosso pessoal de loja um processo de seleção mais ágil e fácil. Com essa solução, pretendemos reduzir pela metade nosso tempo de contratação. Em poucos cliques publicamos uma vaga. Outra vantagem dessa ferramenta é que conseguimos parametrizar as regras de ranqueamento”, explica Caio Nalini, analista de Recrutamento e Seleção do Magazine Luiza.
Para utilizar o VAGAS redes, o Magazine Luiza criou um manual para que seus cerca de 1500 usuários de loja pudessem ter acesso às informações e modo de operação do sistema. Outra medida que ajudou na utilização da ferramenta foi a decisão de treinar e capacitar 40 coordenadores regionais de gestão de pessoas.
“Como essa solução é destinada para recrutar cargos de loja, decidimos que seria necessário criar procedimentos e qualificar nosso time. Com essas medidas, deixamos todos aptos a utilizar o sistema”, conta Caio.
Desde que começaram a utilizar o VAGAS redes, em junho deste ano, o Magazine Luiza conseguiu selecionar 217 candidatos em suas lojas espalhadas pelo País. “O sistema é muito fácil de ser acessado. Em três cliques divulgamos uma vaga. Nossos colaboradores estão utilizando com muita facilidade. É uma solução que traz ganhos imediatos para quem necessita de rapidez na seleção de candidatos”, revela.