Início Destaques Merenda Escolar de Paulínia é referência na Região

Merenda Escolar de Paulínia é referência na Região

A Administração Municipal por meio da Secretaria de Educação de Paulínia tem garantido a todas as crianças matriculadas na rede municipal de ensino acesso a uma alimentação saudável, permitindo aos seus alunos uma vida digna e um desenvolvimento pleno do seu potencial.

O Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), vinculado a Secretaria de Educação, é responsável por alimentar aproximadamente 22 mil alunos diariamente em 61 unidades escolares da rede pública de Paulínia. São servidas mais de 650.000 refeições/mês, sendo que os cardápios são elaborados pelas nutricionistas de acordo com a idade, necessidade nutricional e período em que o aluno permanece na escola. Nas creches são oferecidas até cinco refeições ao dia, nas EMEIS de período integral são quatro refeições e nas de período parcial uma merenda, e nas EMEFs e escolas estaduais os alunos têm o desjejum e a merenda.

Para a Secretária de Educação Maria Estela Sigrist Betini, “garantir a qualidade da alimentação é prioridade da atual administração para a manutenção da saúde dos alunos, sejam crianças, adolescentes ou adultos”, explica a secretária.

A garantia da qualidade da alimentação escolar começa no processo de compra dos alimentos com determinações rigorosas para obter não só o menor preço como também o melhor produto através de pregões. O recebimento dos alimentos também é outra fase importante nesta garantia de qualidade quando as amostras são retiradas e analisadas pelas nutricionistas antes de seguirem para as escolas; os alimentos também são conferidos pelos cozinheiros que são orientados em treinamentos técnicos a realizar esta tarefa de acordo com as normas estabelecidas. O cuidado no armazenamento e preparo faz parte também das normas estabelecidas para esta garantia de qualidade.

“É um compromisso levado a sério pela administração que prima pela qualidade da alimentação escolar. A qualidade da alimentação escolar é fruto do trabalho de 22 funcionários do DAN que realizam as mais diversas etapas deste complexo processo, como organização, planejamento, supervisão, análise técnica dos gêneros alimentícios, controle, recebimento, armazenamento e distribuição”, explica a diretora do DAN, Daniela Cristina Pazetti Camargo.

Hoje sabe que se tivermos uma alimentação adequada na infância, podemos nos prevenir de uma série de doenças ao ficarmos adultos e ao envelhecermos. Daí a preocupação da Administração Municipal e a importância das crianças receberem uma alimentação adequada no ambiente escolar.