Início Paulínia Monumento em homenagem à Maçonaria é inaugurado em Paulínia

Monumento em homenagem à Maçonaria é inaugurado em Paulínia

A obra está localizada na rotatória próxima ao Portal Medieval
Um Monumento em homenagem à Maçonaria foi inaugurado em uma das entradas de Paulínia. A A obra está localizada próxima ao Portal Medieval, na Avenida José Paulino, na rotatória que recebeu o nome de Praça Marco Antônio Pires Ward, maçom falecido no ano passado e ex-secretário de Planejamento de Paulínia.
De acordo com o Venerável Mestre da Loja Maçônica União e Trabalho VI, Fernando José Roveri, instalar o monumento na entrada da cidade é uma forma de mostrar que a Maçonaria existe em Paulínia e atua no município em várias frentes, inclusive em atividades filantrópicas.
Fundada em Paulínia há 37 anos, a Loja Maçônica União e Trabalho VI sempre exerceu um de seus pilares, que é a filantropia. Com ação efetivas em diversas comunidades e projetos, seus membros participam ativamente de campanhas sociais focadas em ajudar o próximo.
Dentre as atividades já realizadas, destacam-se a Campanha de Páscoa, Drive-Thru e o Natal Solidário. Essas ações proporcionaram a doação de diversos itens para comunidades em vulnerabilidade social da cidade, como cobertores, cestas básicas, leite, cadeira de rodas, chocolates, produto de limpeza e higiene pessoal, brinquedos e muito mais.
As Comunidades Cascata e João Calixto e as entidades Apae, Paulínia Racing Bicicross, Esperança e Vida, Casa da Sopa e Aupacc foram algumas das beneficiadas. “A Loja Maçônica é filantrópica e suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem-estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça”, destaca Roveri.

Mas afinal, o que é a Maçonaria?
De acordo com Venerável Mestre da União e Trabalho, a Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista, e foi fundada em 1717, na Inglaterra. “Seus princípios são pautados pela liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo Criador e, portanto, humanos e como consequência, a fraternidade entre todas as nações”, explicou Roveri.
Segundo ele, apesar de haver uma grande confusão, a Maçonaria não é uma religião, mas sim uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si, admitindo pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção.
O Venerável destaca ainda, que a Maçonaria não é uma sociedade secreta. E isso se justifica pela simples razão de que sua existência é amplamente conhecida. “Muitas informações equivocadas culminaram em estigmas que não existem. Nosso único objeto, enquanto instituição, é trabalhar com a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes”, finalizou Roveri.

A Loja Maçônica União e Trabalho possui atualmente 39 membros ativos e está localizada na Rua Antonio Pazetti, 267, Jardim Fortaleza Paulínia.SP

Fotografias: Maria Toste Photography