Começou na última semana, em Valinhos, o treinamento dos 750 motoristas que operam os ônibus do consórcio, que se colocam no lugar dos usuários com mobilidade reduzida
Motoristas do consórcio Bus+ começaram treinamento, na última semana, por meio do qual são divididos em grupos e colocados no lugar de passageiros com mobilidade reduzida, em Valinhos. O curso deve atingir toda a equipe até o início de fevereiro do próximo ano.
Situações vividas no cotidiano por idosos, gestantes, cadeirantes ou deficientes visuais são simuladas por uma equipe composta por psicólogas e instrutores. “Dessa forma, os motoristas se colocam no lugar dos passageiros com dificuldades e, assim, podem prestar um melhor atendimento”, afirma Eliana Vilches, gerente corporativa de Recursos Humanos do Grupo Belarmino.
O treinamento conta com vários itens inusitados: barrigas falsas de gestante, pesos para os pés, de maneira a reproduzir as dificuldades do idoso para se locomover, óculos de EPI com riscos nas lentes (simulação de uma catarata), além de muletas e tampões para os olhos. Durante as aulas, os motoristas ficam no lugar dos passageiros e além das atividades desenvolvidas nos centros de treinamento, dão uma volta de ônibus em pé. “Os motoristas podem perceber o quanto é complicado para quem tem alguma dificuldade de locomoção, seja quando se faz uma curva mais fechada, quando acelera um pouco a mais o ônibus ou ainda quando ocorre uma freada mais brusca”, explica Eliana.
Os motoristas são orientados sobre como deve ser o embarque e desembarque de cadeirantes e também sobre as normas e procedimentos do consórcio. Os instrutores passam aos motoristas as regras de dirigibilidade e as normas de segurança, juntamente com as psicólogas especializadas em gestão de pessoas, responsáveis por passar os procedimentos específicos relativos ao comportamento dos colaboradores e ao atendimento dos clientes.
O Consórcio Bus+ atende toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e interliga os 20 municípios. Mensalmente, a frota roda 3,4 milhões de quilômetros, distribuídos nas 140 mil viagens realizadas pelos corredores e ruas da RMC.
Consórcio entrega mais 42 ônibus para a RMC
O Consórcio Bus+ entregou, na última quinta-feira, 31 de outubro, mais 42 ônibus zero-quilômetro para atender as linhas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os novos veículos iniciam a operação na próxima segunda-feira, 4 de novembro. O investimento total feito pela Transportes Capellini, líder do consórcio, foi de cerca de R$ 59 milhões no total de 142 veículos, desde o final de maio.
Com a entrega, foi cumprido e até superado o compromisso firmado com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que era o de entregar 140 ônibus novos. “O Bus+, inclusive, superou o número inicial, pois avaliou a necessidade de melhorar ainda mais a prestação de serviços na região”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação do consórcio.
Entre os 42 novos ônibus entregues, estão incluídos 20 veículos com carroceria alongada, com 13,20 metros de comprimento, com capacidade para transportar 86 passageiros. Desta última entrega realizada, Sumaré vai receber 20 ônibus novos; Hortolândia, sete; Campinas, seis e Valinhos, nove.
Os 142 veículos atenderão cerca de 65 mil dos 130 mil passageiros que utilizam, diariamente, as linhas intermunicipais em 14 municípios da região: Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Indaiatuba, Campinas, Vinhedo e Valinhos.