
Atletas da modalidade três tambores, madrinheiras, princesas e rainha têm espaço garantido na Festa do Peão de Americana
Lugar de mulher é no rodeio, sim! Não apenas no palco, devido ao crescimento estrondoso de artistas como Marília Mendonça e Simone e Simaria (ambas se apresentam nos dias 8 e 9, respectivamente), mas em todos os setores. Na Festa do Peão de Americana é possível encontrar inúmeras mulheres que chefiam, organizam e cuidam de áreas específicas e importantes.
Rainhas, princesas e também madrinheiras! Certamente elas são as donas do charme e elegância dentro da arena, mas, nesta função de madrinheira, desempenham um papel fundamental! Donas de um talento ímpar em manobras precisas e que necessitam ser bem executadas, ajudam a resgatar o competidor após os oito segundos sobre o cavalo na modalidade cutiano. Na sequência, ajudam a capturar o animal e tirar os equipamentos obrigatórios, colocam o cabresto e o entregam para o profissional de pista, para que o cavalo retorne aos bretes.
Como competidoras, elas voam baixo na arena na modalidade Três Tambores, a única realizada exclusivamente por mulheres. Lindas e cheias de brilhos, percorrem o trecho que envolve os três tambores (em formato triangular dispostos na pista), no menor tempo possível. Milésimos de segundos são definitivos na conquista da tão sonhada fivela da Festa do Peão de Americana que, neste ano, chega a 32ª edição.
A delicadeza e o charme feminino, em contraste com a força e robustez do animal, se tornam um atrativo, transformando a prova uma das mais esperadas.
Em Americana a disputa da modalidade Três Tambores acontece nos dois finais de semana, sendo que na sexta-feira (8) e no sábado (9), serão classificadas as seis melhores na somatórias de cada dia. A final acontece no domingo (10) quando participam as 12 melhores. O cronograma se repete no final de semana seguinte, com a final no domingo (17).