A organização da Festa do Peão de Hortolândia 2016 recebeu, no dia 22 de julho, ordem da Justiça local, proibindo a realização do evento, marcado para acontecer entre os dias 27 e 31 de julho. A ordem da Justiça foi motivada por um pedido do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Contudo, os organizadores já estão tomando todas as medidas legais cabíveis para reverter a decisão junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, de modo que a festa possa ser realizada sem maiores problemas. Inclusive, a Secretária Estadual de Agricultura já emitiu, na manhã desta terça-feira (26), a competente autorização de concentração de animais no recinto, assegurando a população que há condições sanitárias adequadas para que o evento aconteça.
Os organizadores ainda continuam atuando junto aos demais poderes públicos para obtenção das demais licenças necessárias para a realização do evento. Infelizmente esse tipo de situação vem sendo enfrentado em todo o interior do Estado de São Paulo, já tendo ocorrido em cidades como Ipeúna/SP, Praia Grande/SP e Brodowski/SP, por exemplo. Em todas essas localidades, após atuação junto ao Tribunal, os eventos aconteceram normalmente.
A organização aguarda para as próximas horas, uma manifestação do Tribunal a respeito do assunto, ciente de suas obrigações legais, e imbuída do compromisso de realizar a festa da melhor forma possível, com todo respeito ao público e ao bem estar animal.