Início Colunas Novembrinho Azul: a campanha que cuida da saúde dos meninos

Novembrinho Azul: a campanha que cuida da saúde dos meninos

Uma realidade entre nós homens é a dificuldade de nos prevenirmos quanto aos cuidados com nossa saúde. Essa falta de interesse ou informação faz com muitas doenças só sejam descobertas em estados bem avançados. Pensando no incentivo da importância do cuidado com a saúde masculina foi instituída por lei pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Novembrinho Azul, que visa reforçar a prevenção de doenças que estão ligadas à saúde sexual e reprodutiva da população masculina até 15 anos. A campanha deverá ocorrer anualmente no mês de novembro, com ações que envolvam a distribuição de material informativo e a capacitação de profissionais do SUS que atendem esse público.

O objetivo da campanha é promover a saúde integral e o bem-estar dos adolescentes do sexo masculino, por meio de discussões por especialistas sobre as medidas de prevenção de condições que sejam fatores de risco de doenças na vida adulta, como o câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo..

Entre as condições que sejam fatores de risco, estão a dor testicular, o aumento de volume escrotal, a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e a obesidade. O material informativo deverá tratar sobre a importância de investigar esses quadros, a vacina contra o HPV e o diagnóstico e o tratamento precoces.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), realizados no ano passado, 29% da população masculina já foi diagnosticada com câncer de próstata, o que reforça a importância das ações de prevenção e de diagnóstico precoce no combate a essa neoplasia maligna. Além disso, o excesso de peso é um fator de risco para o câncer de próstata avançado, sendo recomendada a manutenção do peso corporal adequado e a adoção de hábitos saudáveis, como fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar.

O Novembrinho Azul é uma iniciativa que busca conscientizar os meninos, as famílias e a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde do homem desde a infância e a adolescência, contribuindo para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida.

Como esse texto toca você?

André Luís de Oliveira

Pai da Giulia, Coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Paulínia Racing e conselheiro do CMDCA Paulínia

@profandreoliveira

 

Artigo anteriorQuatro Rodas com DG Por Diego Gomes
Próximo artigoPaulínia Racing Bicicross é vice-campeão do Campeonato Paulista de BMX