Início Empresarial Obras das marginais da D. Pedro I avançam e Rota das Bandeiras...

Obras das marginais da D. Pedro I avançam e Rota das Bandeiras inicia trabalhos na pista sul

Equipes fazem trabalho de recorte de talude e construção de muro de contenção; ação não tem impacto à circulação de veículos

A Concessionária Rota das Bandeiras iniciou nesta sexta-feira, 19 de abril, os trabalhos para a construção das marginais da rodovia D. Pedro I na pista sul, sentido Jacareí. Nesta primeira etapa, a obra acontece entre o km 134 (entroncamento com a SP-340) e o km 140 (acesso a Barão Geraldo).

Os trabalhos de construção das marginais foram iniciados em novembro de 2012 no mesmo trecho, mas no sentido Anhanguera. Ali, as obras já estão em estágio avançado, em fase final dos trabalhos de recorte de talude e construção do muro de contenção. Em seguida, se dará início a terraplanagem e pavimentação.
Atualmente, no espaço onde passarão as futuras pistas da marginal, existem barrancos e canteiros de acesso.
No início desta semana, homens já trabalhavam no ponto das obras para realizar trabalhos de medição topográfica e limpeza de vegetação. Ao longo da obra, não haverá interferência direta no trânsito das vias expressas e marginais. No entanto, neste período, o acostamento será interditado para instalação de barreiras de concreto que garantirão a segurança dos operários.

 Marginais

O projeto completo de construção das marginais prevê cerca de 32 km de pistas que contemplarão toda a área urbana de Campinas, entre o km 129 (trevo da Leroy Merlin) até o entroncamento com a Anhanguera. O trecho em questão é o que recebe o maior fluxo da rodovia, com cerca de 120 mil veículos por dia. Ali são recorrentes os casos de pontos de lentidão por excesso de fluxo. Os pontos em que já existem marginais serão adaptados aos padrões das novas pistas e interligados. Quando estiver pronta, a marginal integrada terá o papel de diluir o tráfego da pista expressa, servindo de apoio a quem quer transitar entre os bairros.
O prazo de entrega da atual etapa da obra é o final deste ano. O início, término e próximos trechos a receberem as obras serão definidos conforme a obtenção das licenças ambientais necessárias. O investimento total da Rota das Bandeiras é de R$ 143,8 milhões.