
Ruas de Campinas ganham dez ônibus adesivados para lembrar dos cuidados com a saúde da mulher e do homem
Nos dois meses reservados para os cuidados com a saúde da mulher – Outubro Rosa, e do homem – Novembro Azul, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) organizam uma campanha com dez ônibus temáticos adesivados em azul e rosa. Os veículos começam a rodar pelas ruas da cidade a partir da próxima segunda-feira (19) para lembrar e despertar a população para a necessidade de prevenção ao câncer de mama, colo do útero e de próstata.
“A Transurc e o SetCamp sempre apoiaram este tipo de campanha porque entendem que a prevenção é a melhor alternativa no combate à esses tipos de cânceres”, diz Paulo Barddal, diretor de Comunicação das entidades. Todas as concessionárias do transporte urbano de Campinas – VB Transportes e Turismo (VB1 e VB3), Itajaí Transportes Coletivos, Onicamp Transporte Coletivo, Expresso Campibus e Coletivos Pádova participam da ação que tem o objetivo de conscientizar mulheres e homens sobre os cuidados com a saúde. “Acreditamos que a adesivação dos ônibus chama a atenção e contribui para alertar e incentivar as pessoas a tomarem medidas preventivas”, afirma Barddal.

A Transurc e as concessionárias também irão colorir os seus sites e colocarão mensagens alusivas às datas nas mídias sociais durante os meses de outubro (rosa) e novembro (azul). E, durante os dois meses, a associação e as transportadoras divulgarão as campanhas internamente para impactar todos os colaboradores sobre a importância dos cuidados com a saúde. As garagens vão promover palestras e atividades interativas, distribuirão informativos e farão decorações alusivas às datas.
Saúde da mulher
O mês de outubro é reservado para a campanha de conscientização realizada mundialmente, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, a prevenção ao câncer de colo do útero, com incentivos a realização de exames preventivos para diagnóstico precoce. Paralelamente, a campanha também tem como objetivo abordar outros assuntos que envolvem a saúde da mulher.
Em 2020, foram registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 66.280 novos casos de câncer de mama, e 16.710 novos casos de câncer de colo do útero. Nas duas doenças, foram registradas, no mesmo período, 17.825 mortes em mulheres por câncer de mama e 6.627 mortes por câncer de colo do útero.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma. No Brasil, o segundo tipo que mais acomete toda a população (homens e mulheres) é o de cólon e reto, e o terceiro tipo que mais acomete as mulheres é o de colo do útero.
A entidade indica que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
O Inca ainda traz outras dicas para evitar o câncer nas mulheres, como não fumar; fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos para mulheres entre 25 e 64 anos e vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos.
É importante lembrar que quanto mais cedo a doença é diagnosticada, maiores são as chances de sucesso no tratamento.
Novembro é a vez dos homens
O mês de novembro é reservado para a campanha mundial de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem. O objetivo principal é alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, depois do de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de que sejam registrados mais de 65 mil novos casos no Brasil só este ano.
Em 2020, de acordo com os números do Inca, foram registrados 65.840 novos casos de câncer de próstata, e 15.841 mortes pela doença.
A detecção precoce é importante, pois aumenta muito as chances de cura. Por isso, os homens devem deixar qualquer preconceito de lado e fazer os exames preventivos.
A idade é um fator importante, pois, segundo o instituto, a maioria dos casos aparecem em homens a partir dos 65 anos. Após os 80 anos, a incidência é ainda maior, podendo atingir metade dos homens.