Início Destaques Operação contra dengue acontece sábado, 20 de março

Operação contra dengue acontece sábado, 20 de março

Ação mobilizará população paulinense no combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Secretaria da Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (VISA) vai percorrer neste sábado, dia 20, os bairros Calegaris, Itapoan, Morumbi, Sol Nascente, Vista Alegre, Santa Terezinha e Santa Cecília, durante operação de Combate à Dengue. As ações contam com mais de 90 agentes da saúde e educação espalhados pelos bairros de Paulínia que vão promover uma série de atividades visando combater o mosquito Aedes Aegypti. O objetivo é mobilizar e sensibilizar a população paulinense em torno do tema.
A antecipação ocorreu em razão do calor e das chuvas intensas que vêm ocorrendo na Região, acima da média para os dois primeiros meses do ano, o que pode criar condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue, com o acúmulo de água parada em pneus, latas, calhas, vasos de planta e outros recipientes. Durante a operação, serão realizadas ações como visita casa a casa e panfletagens, além de mutirões de limpeza, remoção de criadouros e visitas de imóveis estratégicos e especiais.
Durante a primeira operação (dia 13), os agentes promoveram ações para eliminar criadouros, procuraram casos suspeitos para encaminhamento aos serviços de saúde e orientaram a população por meio de material educativo. “Está sendo uma mobilização importante para chamar a atenção dos moradores de Paulínia em relação à dengue. Como 80% dos criadouros do mosquito transmissor estão nos imóveis residenciais, o envolvimento da população no combate à doença é essencial. No município temos poucas recusas de moradores”, afirma a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Eunice Retroz Bernardes.
A maior dificuldade na região central é o grande número de imóveis fechados, por isso, o Departamento de Vigilância em Saúde pede que os próprios moradores removam qualquer tipo de criadouro, sendo que esses locais apresentam o maior número de casos confirmados no município.
Paulínia tem trabalhado mais na eliminação mecânica de criadouros e na educação da população. De 14 a 19 de dezembro de 2009 foi realizado mutirão para retirada de criadouros, sendo recolhidas mais de 26 toneladas de materiais inservíveis. As denuncias recebidas são atendidas em grande maioria no mesmo dia.
A Dengue
A dengue é transmitida pelo mosquito Aëdes Aegypti, e tem os sintomas parecidos com os da gripe, porém mais intensos. Como o mosquito se prolifera em água limpa, a melhor forma de prevenção é não deixar água acumulada em locais abertos. Em 2009, Paulínia registrou 6 casos, enquanto que em dois meses e meio de 2010, já foram sete casos registrados e 92 suspeitos.