Cidade entre as dez melhores cidades do Estado de São Paulo para investimentos
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) destaca-se por ter seis municípios – Campinas, Hortolândia, Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Valinhos – entre as dez melhores cidades do Estado de São Paulo para investimentos em pelo menos um dos sete setores econômicos avaliados pela UrbanSystems. Esta empresa de inteligência de mercado e consultoria em negócios imobiliários realizou a análise para a revista Exame, uma das principais publicações de economia do país. O estudo “Melhores Cidades para Fazer Negócios – 2024” avaliou sete setores econômicos: educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário/construção civil, agropecuária e saúde.
A 11ª edição do levantamento baseou-se em sete indicadores de macrocenários e de oito a 14 indicadores específicos por segmento, utilizando dados de órgãos oficiais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Saúde, Secretaria do Tesouro Nacional e Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo Paulo Takito, diretor da UrbanSystems, o estudo oferece uma visão segmentada, destacando as cidades mais atrativas para investimentos em diferentes segmentos econômicos.
Os indicadores utilizados referem-se a questões que impactam o desenvolvimento dos setores, estando, na maioria, ligados aos eixos de evolução do segmento, oferta concorrente, infraestrutura complementar e demanda, bem como o crescimento da demanda. Em cada uma das áreas avaliadas, o estudo apresenta as 100 melhores cidades para investir. Esta análise foi realizada com base em indicadores e dados de todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, totalizando 319 cidades e 115,6 milhões de habitantes, o que representa mais da metade da população brasileira. Esses municípios somam 56,9% dos 203,08 milhões de habitantes do país, conforme o Censo 2022.
Paulínia
Paulínia aparece entre os dez melhores do Estado para receber empreendimentos na área da saúde, ocupando a 7ª colocação, aparecendo ainda no 11ª lugar no segmento industrial. Uma multinacional de produtos químicos anunciou no mês passado investimento de 45 milhões de euros (R$ 285,4 milhões) em dois projetos de sustentabilidade na unidade instalada no município.
Um deles é para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o outro é para reduzir a captação de água em 4,2 milhões de metros cúbicos (m3) por ano. “Além de trazer benefícios para o meio ambiente, esses projetos atendem às demandas dos nossos clientes e consumidores, que buscam soluções com menor pegada de carbono e pegada hídrica. Ambos os projetos representam um marco na cadeia produtiva brasileira e nas ações de preservação ambiental da indústria nacional”, afirma a CEO da empresa para América Latina, Daniela Manique.
O ranking paulista das “Melhores Cidades para Fazer Negócios” traz ainda outras cidades da Região Metropolitana. Santa Bárbara d´Oeste ficou em 3º lugar no setor de comércio, Valinhos foi a 8ª colocada em serviços e Sumaré ocupou a 5ª posição do segmento de mercado imobiliário/construção civil.