Início Paulínia Paulínia ganha 1.933 novos motoristas em 2024

Paulínia ganha 1.933 novos motoristas em 2024

Condutor não pode registrar infrações médias reincidentes, grave ou gravíssima durante um ano

Paulínia ganhou 1.933 novos motoristas em 2024, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Na região, foram 63 mil.

E todos os recém-habilitados devem redobrar os cuidados durante o 1º ano de habilitação. A Permissão para Dirigir (PPD) é um documento provisório, com validade de 1 ano, e os novos motoristas não podem cometer infrações médias reincidentes, grave ou gravíssima no período.

Somente após um ano, caso não tenha nenhuma irregularidade, é que pode ser emitida a CNH definitiva.

No estado, o sistema para bloqueio das PPDs em caso de infrações foi automatizado, e o Detran alerta que os condutores devem redobrar os cuidados com isso.

Segundo o órgão, 11.644 documentos provisórios já foram cancelados em 2024 – 968 delas na região de Campinas, sendo 24 em Paulínia.  O volume no estado é 8,3% maior que o ano anterior, quando 10.750 PPDs foram bloqueadas segundo o Detran.

Quando o bloqueio da PPD ocorre, o condutor ou condutora precisa recomeçar o processo de habilitação, desde o início, para obtenção de um novo documento provisório.

“Se um recém-habilitado dirigir seguindo o que a lei determina, ele estará primeiramente tomando uma atitude consciente no trânsito – dirigindo por ele e pelos outros, e também estará mais atento para não ter que recomeçar todo o processo de habilitação por imprudência”, destaca Talita Rodrigues, diretora de Habilitação e Condutores do Detran-SP.