A Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Paulínia realizou terça-feira, 26, no Salão Nobre do Paço Municipal, uma palestra com a representante do Comitê de Desenvolvimento de Projetos e Pesquisas do NECA, Maria Ângela Leal Rudge para iniciar os trabalhos de preparação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
A equipe para elaboração do Plano Decenal, que deverá ser finalizado em dezembro de 2016 foi composta com representantes de todas as secretarias municipais da área social e dos cinco conselhos municipais.
O trabalho terá o objetivo de direcionar metas junto às crianças e adolescentes pelos próximos dez anos, com ações previstas em diversos setores, como na área do desenvolvimento social, saúde, educação, lazer, cultura, esporte, entre outros.
Para o prefeito José Pavan Junior (PSDB), a finalização do Plano Decenal é sinônimo de muitas conquistas para a área da criança e do adolescente no Município. “A conclusão agregará evolução para essa área nos próximos dez anos, principalmente porque o Plano será elaborado com a participação efetiva da comunidade, o que valoriza muito suas deliberações que o deixará mais completo”, comentou o prefeito.
Segundo a diretora do Departamento de Promoção Social, Dulce Maria Paula Souza o documento tratará de um guia de ações coordenadas, que objetivam resultados que promoverão e garantirão os direitos humanos de todas as crianças e adolescentes do Município.
“Os eixos prioritários e as diretrizes que servirão de parâmetros para a elaboração do Plano Decenal Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes serão os aprovados na VIII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Sua principal finalidade é articular as várias políticas setoriais voltadas ao público infanto-juvenil, além de orientar a implementação de políticas que efetivamente garantam os direitos de crianças e adolescentes”, frisa Dulce.