Paulínia vacinou 5.033 mil crianças no primeiro dia da campanha
A Secretaria da Saúde de Paulínia prorrogou a campanha de vacinação contra poliomielite até dia 30 de junho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. No último sábado, (12), foram vacinadas 5.033 mil de crianças menores de cinco anos, ou seja, 82,47%. A meta é vacinar 95% das crianças, o que corresponde a 7.402 mil crianças.
Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.
“Tomar a vacina contra a pólio garante proteção eficaz contra a paralisia infantil, evitando que o vírus volte a circular. Por isso é muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde”, afirma a diretora da Vigilância em Saúde, Eunice Retroz Bernardes.
Desde 1988 o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.
Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.