Início Esportes Paulínia Racing Bicicross completa 25 anos de atividades com centenas de títulos...

Paulínia Racing Bicicross completa 25 anos de atividades com centenas de títulos e 4000 alunos formados

O projeto trouxe a tradição do esporte, um dos mais radicais da modalidade de ciclismo, mas em conjunto trouxe o ensinamento de valores importantes para uma vivência em sociedade
O Paulínia Racing Bicicross completou 25 anos neste sábado (21). O projeto, que começou como forma de incentivar um pequeno grupo de garotos com potencial para a modalidade, já formou cerca de 4000 crianças e adolescentes com apoio de Leis de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania, Secretaria Estadual do Esporte, Secretarias Municipais da Prefeitura de Paulínia e empresas parceiras. Desde a sua fundação, seus pilotos colecionam títulos regionais, paulistas, sulamericanos, panamericanos e mundiais.
O projeto trouxe a tradição do esporte, um dos mais radicais da modalidade de ciclismo, mas em conjunto trouxe o ensinamento de valores importantes para uma vivência em sociedade. “Eu sou um dos filhos da escola de bicicross de Paulínia. O projeto inicial foi encabeçado pelos pais dos praticantes da modalidade, meu pai incluído, e depois virou este projeto que traz visibilidade para nossa cidade e para a modalidade”, explica Julio Brustolin, presidente, ex-aluno e ex-atleta da modalidade.
O bicicross foi a modalidade do ciclismo que abriu as portas da instituição e conquistou patrocinadores e parceiros. Mas outras modalidades entraram em foco com a criação de um novo braço do clube para atletas do mountain bike e estrada. “Nosso foco sempre foi orientação, transmitir ensinamento, temos a experiência no dinamismo do funcionamento das parcerias e necessidades de atletas. Por isso em conjunto também decidimos abraçar outras modalidades. Este ano, teve início a Escola de Mountain Bike Pedalando pela Cidadania, que disponibilizou 100 vagas para alunos da região”.
Todas as crianças envolvidas pelos projetos são acompanhadas por equipe multidisciplinar com o objetivo de acolher crianças e adolescentes, psicossocialmente, tendo as aulas e o esporte como ferramenta de inclusão social.


Desde a sua fundação, seus pilotos somam títulos. No total são 194 Títulos Regionais; 160 Títulos Paulistas; 80 Títulos Brasileiros; seis Títulos Pan Americanos; 22 Títulos Latino Americanos; seis Títulos Mundiais e 16 Finalistas de Mundiais.
O professor e técnico do projeto, Daniel Jorge, também está presente desde sua fundação tendo seu pai como um dos fundadores, assim como o atual presidente. Agora transmite para os alunos e outros professores sua experiência profissional e pessoal. “É muito gratificante ver uma criança aprendendo suas primeiras pedaladas na bicicleta, temos alunos de dois anos com a gente, acabamos acompanhando a grande maioria até a adolescência, ver de perto seu desenvolvimento e a paixão para um esporte nascer, é surreal, é gratificante demais. Minha história e a do Paulínia Racing Bicicross se fundem e trabalhamos para que outras gerações possam ter essa mesma vivência pessoal”.
Os títulos esportivos apresentam maior visibilidade em termos de números, mas o maior resultado conquistado veio do social. Esse legado é admirado e notório nos adultos de hoje que cresceram nesta Escola de Bicicross e que mantém contato com a equipe, reconhecendo seu valor e importância na sua formação.

Colaboração com o município
Além da notoriedade esportivas, desde outubro de 2018, a entidade tem firmado termo de colaboração com o município de Paulínia para o desenvolvimento do serviço de atendimento da proteção social básica – serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 14 anos e onze meses, referenciados do CRAS/CREAS, totalizando 40 vagas (edital de chamamento público nº 07/2018).
Os resultados atingidos atestam o atendimento qualificado, cujos resultados são visíveis nas relações sociais familiares das crianças e adolescentes atendidos pela associação, pois promove, defende e garante os direitos de crianças e adolescentes, contribuindo para o aprendizado, desenvolvimento de habilidades, convivência, resgate e fortalecimento de vínculos, e apoiando suas famílias e comunidades na superação das desigualdades sociais.
Campeonatos realizados pelo Paulínia Racing entre 1997 e 2022: Paulínia Capital do Ciclismo: É até hoje, um dos maiores palcos das competições do calendário nacional realizando provas, regionais, estaduais, nacionais e internacionais: Campeonato Mundial UCI de BMX (2002); Campeonato Panamericano de BMX (2008); Bicicross Américas televisionada ao vivo pela Rede Globo no Esporte Espetacular (2005 a 2009); Campeonato Latino Americano de BMX; Campeonatos Brasileiro de Bicicross; Campeonatos Paulistas de Bicicross; Copa Paulínia de Bicicross; Copa regional Ricardo Alves de BMX; Desafio Paulínia de MTB XCO; Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e CRI Elite/Sub23 (2019); Campeonato Paulista de Ciclismo de Estrada e CRI Elite/Sub23 (2021); GP Paulínia de Ciclismo de Estrada; Copa do Brasil de Paraciclismo;
Parcerias: O Paulínia Racing Bicicross trabalha em parceria com a rede municipal de atendimento da cidade de Paulínia: Conselho Municipal da Assistência Social; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Secretaria Municipais da Assistência Social e Cidadania, de Educação, de Esportes, Turismo e Cultura, de Obras, de Meio Ambiente, de Transportes, de Saúde, de Segurança; Além de outras entidades como APAE-Paulínia, escolas da rede privada e pública, ONGs, Associações e Universidades. Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania, do Governo Federal; Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo
Patrocinadores ao longo de nossos 25 anos: Petrobrás; Braskem; Syngenta; Unimed Campinas; Banco ING; Sicoob; Tigre; Air Liquide; Bayer; GR Química; Katoen Natie; Itaú Social;
Apoiadores: Ciclo Lambida; Lumipam; S2 Bike Shop; Pantera Pisos de Revestimentos; Meu Colégio; Impact Bike; Fast Signatures; Asus Propaganda; Hotel Vitória Convention Paulínia; Donna Madona; Óticas Carol; RBR Extintores; Betel Transportes; ABC Imobiliária; Biotrans Ambiental; Kovver; Velo Ride Bike Shop; Flash Bike; D’magrelas Bike; Folks Pub Sertanejo; Sleep Inn Paulínia; Espaço 345 Hotel; Roveri Seguros; Porto Seguro; Ultra Sign;
Projetos para liberação em 2022: 200 alunos no projeto Socioambiental da Petrobrás; +50 alunos no Projeto Escola de Bicicross (Emenda Parlamentar); 1000 Ciclistas Projeto Evento “Ciclismo Paulínia para Todos” (Emenda Parlamentar);

Artigo anteriorConcessionária realiza evento da campanha “Maio Amarelo”
Próximo artigoOperação Estiagem faz simulado de combate ao fogo