Início Cultura Paulínia recebe 1ª edição do Circuito Paulista de Viola Instrumental

Paulínia recebe 1ª edição do Circuito Paulista de Viola Instrumental

O circuito conta com o mestre na arte do “fazer”, do “tocar” e do “contar”, o artesão e violeiro Levi Ramiro como anfitrião

O circuito passará por várias cidades do interior paulista homenageando a música de raiz. Em Paulínia, apresentação acontece dia 26

Realizado pela 3S Projetos, produtora cultural localizada em Campinas, o Circuito Paulista de Viola Instrumental chega para levar às cidades do interior paulista o melhor da música caipira de raiz em apresentações inesquecíveis. O circuito conta com o mestre na arte do “fazer”, do “tocar” e do “contar”, o artesão e violeiro Levi Ramiro como anfitrião, que vai receber violeiros de diversas cidades do estado que o acompanham durante as apresentações.
No total, o Circuito Paulista de Viola Instrumental vai levar muita prosa e música de viola de raiz à 16 cidades do interior paulista. A primeira cidade a receber uma apresentação será Paulínia, onde o show está marcado para o dia 26 de março.
Nos shows, os violeiros apresentarão o público com clássicos da viola, além de composições próprias. O formato mescla música e prosa, conectando violeiros e a plateia por meio de “causos” e histórias pitorescas que envolvem a música regionalista de raiz.
“A proposta do circuito é levar ao público a oportunidade do contato com a música de viola, além de possibilitar o encontro de vários violeiros do estado de São Paulo, já que o palco será composto por nove músicos que terão a oportunidade de divulgar seus trabalhos e despertar a nostalgia da vida do campo mostra uma grande variedade de estilos, muita sensibilidade, ousadia e poesia”, explica Levi Rami, anfitrião do projeto.
O Circuito Brasil de Viola recebe apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do ProAC.

Levi Ramiro
Natural de Uru (SP), hoje residente em Pirajuí, o violeiro e artesão tem sua trajetória marcada inicialmente pelo violão que o acompanhou nas primeiras composições e nos primeiros festivais. A partir de 1995, adotou a viola como principal instrumento, absorvendo seu universo cultural que veio de encontro com suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical, tanto na arte de tocar como na de fabricar o instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa Música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições, a poesia e a simplicidade da vida interiorana. Em 2004, participou do primeiro grande Festival de Música Instrumental para Viola, promovido pela Syngenta, ficando entre os 16 finalistas.