Início Paulínia Paulínia sedia maior competição de cães adestrados da raça pastor alemão do...

Paulínia sedia maior competição de cães adestrados da raça pastor alemão do Brasil

O cão vencedor ganhou o “Sieger”, a maior condecoração deste tipo de competição que eleva o animal aos padrões europeus e o torna o principal da raça no Brasil
O cão vencedor ganhou o “Sieger”, a maior condecoração deste tipo de competição que eleva o animal aos padrões europeus e o torna o principal da raça no Brasil

Foram quase duzentos animais do país disputando o maior prêmio de adestramento em diversas categorias; Um sueco que é a maior autoridade mundial neste tipo de evento veio para julgar os cães

Paulínia sedou no último final de semana, dias 6 e 7, o maior encontro nacional de cães adestrados da raça Pastor Alemão. O encontro que tem o apoio da Secretaria de Segurança Pública aconteceu no Jardim Botânico e reuniu criadores particulares e canis de diversos estados e do Distrito Federal, além da participação do Canil da Guarda Municipal.

Organizado pela Associação de Criadores de Cães Pastor Alemão de Holambra (ACCHOPA) o encontro reuniu 170 animais que competem em seis categorias separadas por idade. No primeiro dia competiram os animais mais jovens, de quatro a doze meses, que fizeram várias apresentações onde são avaliadas passada, desenvoltura, estrutura, beleza, porte, temperamento e alegria de pista.
Para julgar os animais foi trazido um juiz sueco, considerado a maior autoridade em cães Pastor Alemão. “Esta é a maior e mais importante competição do Brasil que avalia os cães nos padrões europeus, por isso fizemos questão de trazer a maior autoridade na raça para julgar os competidores. Daqui sairão os melhores”, disse durante o evento Sonia Madrid, presidente a ACCHOPA.
No domingo competiram os animais mais velhos, acima de doze meses, que enfrentaram vários desafios. Eles foram avaliados em provas de coragem, ataque, defesa, habilidade e força. O cão vencedor ganhou o “Sieger”, a maior condecoração deste tipo de competição que eleva o animal aos padrões europeus e o torna o principal da raça no Brasil.
De acordo como presidente da Associação Nacional de Criadores de Cães Pastor Alemão este é um evento importante. “Tivemos aqui a honra de escolher o animal de maior excelência na raça e que se tornará um reprodutor importante e de respeito”, disse Walter Ferro.
Os cães do canil da GM de Paulínia foram adestrados dentro dos mesmos padrões dos competidores, só que com a finalidade de atuar na área policial. “Estamos felizes em receber um evento deste porte e desta magnitude em nossa cidade. Também nos deixa satisfeito saber que os animais do nosso canil estão entre os melhores do país. Isso traz resultados mais positivos na hora do cão atuar em uma operação de localização de entorpecente, por exemplo”, disse Cícero Luiz de Brito, secretário de Segurança Pública.
Além das competições também houve animais expostos e venda de todo tipo de produtos para adestramento e criação de cães, além de barracas de alimentação. A entrada foi gratuita.