Projeto incentiva crianças e jovens a criar filmes de animação
A maior escola stop motion de animação do mundo, “Paulínia Stop Motion” comemorou na quinta-feira, 19, cinco anos de atividades.
O projeto inaugurado em 2008, reproduz ambientes de estúdio de animação do mundo real. Nesses ambientes são realizadas as oficinas que contemplam conteúdos de quatro áreas específicas do cinema: roteiro, animação, produção executiva e design, que são destinadas a jovens de 10 a 16 anos.
Também existe a divisão Infantil que trabalha com crianças de 4 a 10 anos que usam os Legos para criar peças teatrais.
Os alunos que frequentam a escola trabalham em grupo, desenvolvendo quatro temas: cenário, animação, design e produção.
Ao final do curso, eles conseguem editar desenhos de animação de pelo menos um minuto de duração.
Durante o evento que celebrou a data de inauguração, a primeira dama de Paulínia Thais Moura ressaltou a importância de incentivar as crianças a se interessarem pela magia que o mundo do cinema oferece. “Quem sabe daqui possa sair um grande produtor, roteirista ou até mesmo um diretor de cinema”, declarou.
De acordo com a secretária da Educação Rita Lanza, o projeto leva os alunos a desenvolverem a habilidades motoras e cognitivas. “Uma brincadeira é levada a sério”.
Para o coordenador do projeto, Nilson Reis, a participação das crianças recontando histórias reais ou fictícias através dos cenários em LEGO, ajuda no desenvolvimento e desperta o interesse pela tecnologia. “Com a criação de cada história e a participação de cada aluno, asseguramos que as crianças aprendam e brinquem ao mesmo tempo, através do sonhar e criar”. Reis adiantou também que vários trabalhos foram enviados para serem selecionados para o Festival Animação, que acontece em Campinas, em novembro.