Início Paulínia Paulínia tem novo juiz eleitoral a partir de segunda-feira (22)

Paulínia tem novo juiz eleitoral a partir de segunda-feira (22)

O magistrado, que atua na cidade desde 2014, estará à frente do Cartório Eleitoral de Paulínia no Biênio 2021-2022
O juiz de direito da 1ª vara da comarca de Paulínia Carlos Eduardo Mendes toma posse como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SE) na próxima segunda-feira (22). O magistrado já atuou como membro da Corte Eleitoral de Paulínia no biênio 2017-2018.
O magistrado, que atua na cidade desde 2014, estará à frente do Cartório Eleitoral de Paulínia no Biênio 2021-2022. Em entrevista com exclusividade ao Jornal Tribuna, o juiz falou sobre os objetivos no novo cargo. Entre eles, está o recadastramento dos eleitores para que a cidade tenha mais representatividade no país. “Muitas pessoas moram em Paulínia, mas votam em Campinas. A cidade tem aproximadamente 80 mil eleitores, mas esse número deve ser bem maior tomando como base o número de habitantes. Um eleitorado expressivo contribui para a eleição de deputados que representem o Município”, afirma.
O novo juiz eleitoral terá acesso aos processos eleitorais em andamento a partir da próxima semana. “Vou tomar ciência de tudo que o que está tramitando e garanto aos paulinenses que minha gestão vai respeitar a escolha do povo. Vou fazer o que é justo”, disse.
No início do ano, como juiz da 1ª Vara, ele proferiu a sentença na ação por improbidade administrativa, condenando o ex-prefeito Edson Moura Júnior. A pena determina ressarcimento de R$ 94,3 milhões aos cofres públicos; perda da função pública que estiver ocupando; suspensão de direitos políticos por oito anos; multa correspondente a duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o poder público pelo prazo de oito anos.
Recentemente, o magistrado proferiu uma palestra na Terceira Jornada da Autoestima, realizada pelo Instituto Ivânia Rodrigues, onde falou sobre os direitos da mulher.
Para as eleições em 2022, o magistrado disse que vai atuar para combater as fake news. “Vou agir rápido para retirar os conteúdos falsos da internet e enquadrar os autores conforme a lei. É um dos focos de atuação de justiça que julgo muito importante”, completou.
Trajetória
Carlos Eduardo Mendes é juiz de direito desde 2008. Já atuou em mais de 40 cidades no Brasil, tanto como juiz substituto e como titular.