Com proposta de humanizar e melhorar o atendimento na área da saúde em Paulínia, a Prefeitura está estruturando um Centro de Oncologia. O espaço, que fica no cruzamento das ruas Maria das Dores Leal de Queiroz e Adelelmo Piva, receberá novos equipamentos e mobiliário.
O prédio está em obras e a expectativa é de que ele seja entregue até o final do ano. Hoje, o atual Centro de Oncologia funciona na rua Aquilina Bonatti Malavazzi. O novo Centro de Oncologia deverá seguir o mesmo padrão do novo Centro de Especialidades, localizado entre as ruas N. S. da Conceição e Dom João Nery.
Inaugurado em dezembro de 2015, o novo Centro de Especialidades ganhou o dobro do número de consultórios que existiam antes na UBS Centro. O número médio de consultas médicas por mês, que era de cerca de 2.500, passou para 3.500 com as novas instalações, atingindo picos de 4.000 consultas por mês.
O Centro de Especialidades dispõe de 17 especialidades médicas, com 36 médicos e 13 profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem). No último mês de junho, por exemplo, o Centro de Especialidades registrou 3.241 consultas médicas e mais 171 exames (teste ergométrico e espirometria).
Para o aposentado Mário Corso Sanches, morador do bairro Morumbi, o atendimento no Centro de Especialidades melhorou 100% depois da mudança. “O serviço é de qualidade, um ambiente bem arejado, bonito, nem parece que estamos em um prédio público. Além disso, sou muito bem tratado aqui”, disse.
Já a moradora do bairro Bom Retiro Edna Mendonça disse estar “encantada” com o local. Ela comentou que as melhorias agilizaram o atendimento na unidade. “Assim que me identifiquei na recepção, já pegaram minha pasta e me encaminharam. Tudo muito rápido. Estou muito satisfeita com atendimento”, disse.
Os profissionais que trabalham no Centro de Especialidades também comentaram a mudança e ressaltaram que as melhorias fizeram bem. “O prédio de antes não tinha o conforto que este tem. Os consultórios estão equipados e isso favorece o paciente”, disse a médica infectologista Leticia Zanaga.
CENTRO DE ONCOLOGIA
Já o Centro de Oncologia tem ao menos dez médicos especialistas em câncer. Da equipe de saúde, são mais seis profissionais, além do administrativo.
Somente no primeiro semestre de 2016, o centro registrou 3.869 atendimentos. Em todo o ano passado, foram ao menos 5.500 atendimentos no local.
No Centro de Oncologia, o usuário pode fazer consulta, acompanhamento com médicos e até tomar quimioterapia, que antes era em Campinas.
O Hospital Municipal de Paulínia também realiza pequenas cirurgias oncológicas. Tudo isso facilita o tratamento do paciente, que não precisa sair da cidade.