Início Paulínia Paulínia teve semana de debate dos direito da pessoa com deficiência

Paulínia teve semana de debate dos direito da pessoa com deficiência

semana deficienteA IV Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência terminou na sexta-feira (27) com um balanço positivo de debates e ações de inclusão social. O evento, organizado pela Secretaria de Promoção Social, ofereceu aos participantes atividades diversas como palestras, viagens a museus, apresentações de dança, exibição de filme, passeata e piquenique.

De acordo com a secretária de Promoção Social Regina de Mattos Moura, as ações e debates sobre os direitos de pessoas com deficiência são permanentes.
“Tivemos uma semana rica sob diversos aspectos no que se refere aos direitos da pessoa com deficiência. Para o ano que vem queremos avançar e diversificar ainda mais a nossa programação. Se trata de uma semana que nos ajuda a melhorar enquanto seres humanos”, opinou.
A semana teve a palestra de Ronilson Silva. Ele explicou quais foram as conquistas das pessoas com deficiência ao longo do tem. Além de responder perguntas sobre os direitos que quem tem alguma deficiência.
O funcionário público Peter Monteiro da Silva, 28, cadeirante há seis anos, relatou que ficou surpreso ao “descobrir” alguns dos direitos da pessoa portadora de deficiência.
“A participação está sendo muito importante pelo aspecto da informação que estamos recebendo. Não sabia de muitos dos direitos que podemos reivindicar. Hoje, estou descobrindo coisas que vão me ajudar muito durante toda a minha vida”, contou.
Outro ação da Semana foi a exibição do filme “Colegas”, de Carlos Galvão. O longa narra a história de três jovens com síndrome de down. Stallone (Ariel Goldenberg) sonha ver o mar, Aninha (Rita Pook) deseja se casar com um cantor  e Márcio (Breno Viola) quer voar. Em busca das realizações pessoais, os três furtam um carro e fogem do instituto onde moram. Juntos, os personagens vivem uma série de aventuras e descobrem outras facetas da própria existência.

Passeata

Para levar o movimento da Semana até as ruas, na quinta-feira (26) ocorreu uma passeata com a presença de 200 pessoas. Os participantes desceram a Avenida José Paulínia, na manhã de quinta-feira (26), com o objetivo de chamar a atenção da população para os problemas enfrentados pelos deficientes.
Participaram do evento representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Cetreim (Centro de Terapia e Reabilitação). De acordo com a assessora especial da Promoção Social, Clélia Sandra de Albuquerque Moraes, o ato serviu para mobilizar a população em relação aos problemas enfrentados pelos deficientes. “Nossa luta é para que essas pessoas garantam seus direitos e sejam respeitadas como qualquer cidadão”, afirmou.