Início Cinema Paulínia volta a respirar os ares da “Sétima Arte” com a abertura...

Paulínia volta a respirar os ares da “Sétima Arte” com a abertura do V Festival de Cinema

O prefeito Edson Moura Júnior  anunciou a retomada dos projetos voltados para o cinema
O prefeito Edson Moura Júnior anunciou a retomada dos projetos voltados para o cinema

“Paulínia Film Festival – A retomada” marca a volta do Polo Cinematográfico, o maior da América Latina

 A quarta-feira, dia 11, foi uma data especial não somente para a cidade de Paulínia, como também para todo país, com a realização do V Paulínia Film Festival, que marca a retomada do Polo Cinematográfico do município, suspenso na gestão passada.

A cerimônia de abertura do evento, que contou com a apresentação do ator Henri Castelli e do crítico Rubens Ewald Filho, lotou o Theatro Municipal Paulo Gracindo, reunindo artistas, convidados, população e políticos.
O filme “Confia em mim”, com os atores Mateus Solano e Fernanda Machado, que tem estreia programada para 2014, foi exibido pela primeira vez para o público. Atores e responsáveis pela produção do longa compareceram na abertura.
A festa de retomada começou com a apresentação do Coral das Luzes, do município. Em seguida foi a vez da secretária de Cultura de Paulínia, Monica Trigo, anunciar a retomada e a continuidade das atividades do Polo Cinematográfico de Paulínia. “Quitamos as dívidas de editais anteriores, teremos novos editais em 2014 – contemplando também os curtas-metragens – e elaboramos um Plano Municipal de Cultura. A política cultural se constrói com a gente daqui. O tapete vermelho não é grande à toa, é pra cidade passar por ela”, afirmou.
O cineasta Toni Venturi entregou um grande manifesto de apoio ao Polo com 244 assinaturas de personalidades do audiovisual, entre eles Hector Babenco e Fernando Meirelles. Atores como Malvino Salvador, Matheus Solano e Suzana Vieira deram seu apoio ao Polo por meio de vídeo. O neozelandês Andrew Adamson, diretor de “Shrek” e “As Crônicas de Nárnia”, disse em vídeo que quer conhecer os estúdios de Paulínia.
Idealizador do “Magia do Cinema”, o ex-prefeito Edson Moura falou da alegria de ver sua obra continuada. “Esta não é uma obra política ou local, mas para o nosso povo brasileiro, que expande a obra do nosso povo. Peço a todos que se juntem nesse projeto para consolidá-lo. Queremos buscar divisas e a geração de riquezas em qualquer parte do mundo”, declarou.

O ex-prefeito Edson Moura fez discurso de abertura do Festival muito emocionado com a retomada do Polo
O ex-prefeito Edson Moura fez discurso de abertura do Festival muito emocionado com a retomada do Polo

O prefeito Edson Moura Junior (PMDB) comemorou a retomada do Polo e do Festival, anunciando a retomada de projetos como a Escola Magia do Cinema e a construção de uma cidade cenográfica com mais estúdios e a criação de Academia de Artes de Paulínia, falando sobre a importância do mesmo na geração de renda e economia para o município.
Michel Tikhomiroff, diretor do filme de abertura do Festival, “Confia em Mim”, agradeceu a acolhida do festival: “É uma honra ter meu primeiro longa exibido em Paulínia”. Matheus Solano, o Félix da novela “Amor à Vida”, que está no elenco do filme, em vídeo, também agradeceu a presença do público.
De acordo com a secretária de Cultura, Monica Trigo, foram 25 dias para a produção da mostra e também para arrumar a casa para atrair os olhares da categoria.
Henri Castelli que visitou a cidade pela primeira vez por conta do convite para a apresentação revelou seu encantamento com o projeto. “Meu sonho é fazer cinema e quem sabe agora apresentando isso não se realiza e eu ganho um emprego”, brincou.
Impressões

A secretária de Cultura Mônica Trigo destacou em seu discurso que a “política cultural se constrói com gente daqui”
A secretária de Cultura Mônica Trigo destacou em seu discurso que a “política cultural se constrói com gente daqui”

O ator Thiago Luciano, que já participou de outras edições do festival, espera trazer trabalhos para o polo. Ele é responsável pelo roteiro e direção do filme “Fica Mais escuro antes do amanhecer”, que tem a previsão de estrear em 2014. “O cancelamento foi muito triste e todos sentiram falta por conta da visibilidade, dos críticos e das premiações. O retorno é muito interessante para o cenário e agora espero trazer alguma produção para cá”, disse. “O festival é a direção certa e não podemos ficar sem isso”, disse o ator Murilo Rosa.
Para o diretor e roteirista Rubens Rewald, a cidade se tornou um referencial no cinema paulista e brasileiro. “O festival se tornou em pouco tempo referencial, não só porque dava polpudos prêmios, mas por ter mais críticos e debates de discussão de cinema. Espero que essa ideia permaneça nas novas edições”.
“Confia em Mim”
Para o diretor da película “Confia em mim”, Michel Tikhomiroff, o momento é de comemoração já que o filme foi rodado e teve a primeira exibição em Paulínia. “Isso é muito importante para o cinema nacional e ainda bem que a retomada foi rápida. Agora o momento é de frio na barriga por conta da avaliação do produto feita pelo público exigente”, afirmou.
O filme conta a história de uma chefe de cozinha talentosa, interpretada por Fernanda Machado, mas que vive a sombra de um dono de restaurante. Ela acaba encontrando um empresário que dá condições para ela abrir um restaurante, mas o mesmo se trata de um golpista. Ela é obrigada a enfrentar suas inseguranças para recuperar o que perdeu.
“Acho que as pessoas vão se reconhecer. Eu sou mocinha no filme e sofro muito. Na novela [Amor à vida] fazendo tanta maldade que ela vai sofrer algumas maldades. É uma menina guerreira, trabalhadora, completamente diferente da Leila que é preguiçosa, odeia trabalhar e é do mal”, disse Fernanda.
O evento contou com a presença de outros astros e estrelas do cinema e da TV como Murilo Rosa, Marina Person, Hector Babenco, Antônio Fragoso, Adriana Alves, Rita Guedes, e Fernanda D’Umbra, atriz do filme de abertura; e do diretor Cláudio Assis.

Braskem patrocina Festival

Em mais uma ação de incentivo aos projetos culturais, a Braskem em parceria com a Prefeitura de Paulínia é uma das patrocinadoras da quinta edição do evento V Paulínia Film Festival. Para o Gerente de Relações Institucionais SP, Flavio Chantre, “a Braskem está crescendo com a cidade e sabe o papel que tem em incentivar projetos de cultura e educação. Por isso, nada mais adequado que patrocinar um evento tão importante, que valoriza as produções brasileiras”, conclui.