Início Saúde Pauliprev alerta e promove ações de conscientização para prevenir Aids

Pauliprev alerta e promove ações de conscientização para prevenir Aids

Na autarquia, folhetos são distribuídos internamente e aos visitantes durante o mês; um vídeo explicativo sobre prevenção foi disponibilizado no site (www.pauliprev.sp.gov.br) e montado um painel temático na recepção com ilustrações e dicas de prevenção à doença
O Instituto Pauliprev comemorou o dia de combate à Aids neste 1º de dezembro e está estendendo ao mês todo atividades de conscientização para prevenir a doença.
Na autarquia, folhetos são distribuídos internamente e aos visitantes durante o mês; um vídeo explicativo sobre prevenção foi disponibilizado no site (www.pauliprev.sp.gov.br) e montado um painel temático na recepção com ilustrações e dicas de prevenção à doença.
A Aids é uma das doenças mais preocupantes da humanidade porque mesmo tendo reduzida sua letalidade, não tem cura comprovada cientificamente. Para o presidente da Pauliprev, Marcos André Breda, “promover e incentivar campanhas preventivas faz de uma entidade pública uma multiplicadora de informações relevantes para a sociedade”.
A data de 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids – foi estabelecida internacionalmente em 1987 por decisão da Assembleia Mundial de Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o Ministério da Saúde adotou a data um ano depois. O símbolo desta campanha é o laço vermelho. Visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS, foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo. O projeto do laço foi criado em 1991 por um grupo de profissionais de arte, de Nova Iorque, que queria homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo com a doença.
O objetivo foi o de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com portadores de AIDS. A campanha Dezembro Vermelho tem como objetivo sensibilizar a população sobre como prevenir a infecção pelo vírus HIV, fazer o teste para detecção da doença e realizar o tratamento caso o resultado do exame seja positivo.