
O aumento da rentabilidade é referente ao período de agosto a dezembro de 2013; Patrimônio Líquido do instituto saltou de $ 665.404,355, 64 para R$ 702.617.159, 38
A nova diretoria do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Paulínia- Pauliprev, que assumiu em julho de 2013, virou definitivamente a página da administração do instituto ao implantar um modelo de gestão eficiente, realizando importantes conquistas e impulsionando a rentabilidade dos investimentos o que resultou em um ganho de 19 milhões de reais no período de seis meses.
Os ganhos foram apresentados durante a Reunião dos Conselhos Administrativos e Fiscal da Pauliprev, nesta quinta-feira, 6 de fevereiro no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Paulínia.
Ao contrário do que estava ocorrendo na administração passada, quando o instituto deixou de ganhar 35 milhões de reais, agora a Pauliprev está no caminho certo, trabalhando com responsabilidade e transparência em todas as suas ações e contabilizando excelentes resultados.
Prova disso, são os números apresentados pela consultoria que mostram que investimentos no período de 31 de agosto a 31 de dezembro de 2013 tiveram rentabilidade 0,74%, proporcionando um ganho de R$ 19.672.346,17.
Já o Patrimônio Líquido do instituto saltou de R$ 665.404,355, 64 para R$ 702.617.159, 38 resultando em um saldo positivo de + R$ 37.212.803,70
Para chegar aos ótimos rendimentos do período, a nova gestão precisou colocar a casa em dia, pois a Pauliprev, passava por diversos problemas, com trabalho atrasado, pendências junto ao Ministério da Previdência e até mesmo irregularidades na Receita Federal com o agravante de ser verificada a falta de documentos fundamentais para o andamento dos serviços do instituto.
Diante deste cenário, a nova diretoria solucionou todos os problemas, e hoje a Pauliprev está com a saúde administrativa e financeira em dia.
O presidente da Pauliprev Mário Lacerda destaca a satisfação da nova diretoria em relação aos resultados desses primeiros seis meses de gestão. “Até assumirmos a administração do instituto em julho de 2013, não havia uma política de investimentos, por isso buscamos uma consultoria que desse suporte para que ocorresse maior rentabilidade possível das aplicações com menor risco. Hoje a carteira está diversificada precisando agora fazer os ajustes necessários de acordo com o mercado financeiro. Além disso, implantamos uma gestão transparente e inclusive estamos fazendo uma auto auditoria para que possamos promover mais melhorias em todos os setores do instituto”.
Lacerda ainda ressaltou que a criação do Portal Transparência no site da Pauliprev é mais uma importante ferramenta para que os servidores possam interagir com o instituto. “Esta é uma gestão transparente e estamos abertos a receber críticas, sugestões e dúvidas, por isso o site é uma ferramenta indispensável para o servidor”.
Durante a reunião profissionais da Plena Consultoria e Investimentos, o economista José Eduardo Toledo e o diretor Henrique Martins, esclareceram as diversas dúvidas dos participantes em relação ao desempenho das aplicações do instituto.
Além dos integrantes dos Conselhos Administrativo e Fiscal da Pauliprev, a reunião contou com a presença dos secretários de Habitação, Danilo Garcia, Comércio e Indústria, Wilson Machado, Defesa Civil, Paulo Mota, Esportes e Recreação, Marcos Antônio Bortolotti, Segurança, Cícero de Brito, o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Henrique Padovani, os vereadores Sandro Caprino (PRB), José Carlos Coco da Silva (PTB), Edilson Rodrigues Júnior (PPS), Danilo Barros (PC do B), e ainda os assessores Renata Furlan do vereador Dú Cazellato (PP) e José Carlos da Silva da vereadora Ângela Duarte (PRTB).
Confira abaixo o que já foi cumprido pela nova diretoria da Pauliprev:
– Regularização Imediata do CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária)
Documento fornecido pela Secretaria de Políticas de Previdência Social – SPS, do Ministério da Previdência Social, que atesta o cumprimento dos critérios e exigências estabelecidos em Lei, pelo regime próprio de previdência social de um Estado, do Distrito Federal ou de um Município, ou seja, atesta que o ente federativo segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados. O CRP é fundamental para o recebimento de transferências voluntárias de recursos da União ao Município; celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como receber empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades de Administração direta e indireta da União; empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais.
– Obtenção da CND (Certidão Negativa de Débitos Previdenciários) Comprova que a instituição está regularizada com todas as contribuições previdenciárias, incluindo também todas aquelas dívidas que estão ativas no próprio órgão.
– Contratação de Estudo para Realocação e Diversificação da Carteira de Investimentos, para conter perdas;
– Contratação de Auditoria Administrativa e Financeira;
A empresa Price Waterhouse Coopers – PWC já iniciou os trabalhos
A nova gestão está fazendo uma auto auditoria. Esse procedimento irá mostrar o caminho que garanta proporcionar mais acertos na ações desenvolvidas no instituto
– Resgate do Fundo de Investimentos Arcadia FI Renda Fixa
Resgate efetivado em 08 de outubro de 2013
(para enquadramento imediato da carteira de investimentos do Paulíprev)
– Solicitação de Auditoria nas Empresas NSG Capital, BR Food’S e PORCÃO;
A convocação e a realização da Assembleia em 09 de outubro de 2013 para tratar da Auditoria, o Administrador aceita auditar os ativos integrantes da carteira do FIP VA emitidos pela empresa Brazil Foodservice Group – BFG, porém não aceita auditar a gestora do Fundo – NGS Capital, apresentando a justificativa de que ‘extrapolam’ a competência e os limites de atuação da administradora do fundo de investimento