Instituto teve guinada administrativa desde realização de concurso público
Criado com a missão de proporcionar aposentadorias e pensões aos servidores públicos municipais de Paulínia, o Instituto Pauliprev completou 20 anos de fundação na última sexta-feira (8), com bons motivos para comemorar. A autarquia previdenciária tem a gestão de uma carteira de R$ 1,3 bilhão e administra cerca de 30 fundos de investimentos que proporcionam recursos para garantir os benefícios futuros aos segurados. A tarefa da Pauliprev é de tal importância porque atualmente envolve mais de 1,3 mil aposentados, quase 200 pensionistas, além de sua estrutura interna de 30 servidores ativos para cuidar de sua gestão. “Nosso empenho é no sentido de dar tranquilidade aos servidores à medida que todos tenham uma aposentadoria justa porque contribuíram para isso e merecem esse benefício”, explica Marcos André Breda, diretor presidente do Instituto Pauliprev.
A Pauliprev teve uma grande guinada administrativa há cerca de quatro anos, quando foi realizado o seu primeiro concurso público para preenchimento dos cargos públicos recém-criados. Cerca de 30 novos servidores foram empossados e deram uma nova arquitetura na gestão da autarquia, com o desenho de novos processos, aumento de governança, mais compliance, esforço para recuperação de receitas e, acima de tudo, uma trabalhosa força-tarefa para corrigir rotas e decisões inadequadas que estavam impactando negativamente no resultado da Pauliprev.
Recuperação de Ativos
Essas mudanças começaram a ser percebidas rapidamente. Desde então, já foram recuperados quase R$ 80 milhões de reais em investimentos realizados em fundos ilíquidos no passado. Essa tarefa vem sendo realizada com alto desempenho da diretoria e do Comitê de Investimentos em negociações com os fundos envolvidos, administradores e gestores desses fundos; e também juntos aos cotistas. Há muito a percorrer ainda. Mas o desafio lançado começa a ser enfrentado com respeito aos recursos da coletividade e dentro do espírito de colocar o interesse público em primeiro lugar.
Qualidade da Gestão
Nos últimos três anos, o Instituto Pauliprev obteve dois selos Pró-Gestão, uma espécie de garantia que seus processos atendem aos mais altos requisitos de governança, compliance, transparência e interesse público. “Aumentamos nossos esforços para o atendimento aos princípios da publicidade, moralidade, eficiência, qualidade, impessoalidade, interesse público, legalidade, transparência e o resultado é que estamos sendo reconhecidos como um instituto de alta gestão. Receber o Pró-Gestão, nível 2, nos coloca entre os 100 melhores institutos de RPPS’s (Regimes Próprios de Previdência Social) do país dentre os mais de 2 mil existentes no Brasil”, revela André Breda.
Servidores
Outro motivo para comemorar os 20 anos de Pauliprev é o fato de o instituto estar sob o comando dos servidores. O diretor presidente é eleito pelos servidores e seus diretores nomeados dentre os efetivos municipais. Os conselheiros que integram o Conselho Administrativo e Fiscal também são eleitos em sua maioria, contando com cinco integrantes no primeiro e três no segundo. A Prefeitura de Paulínia e a Câmara indicam representantes para os dois conselhos, escolhidos também entre os servidores efetivos. Para essa escolha, há a exigência de o conselheiro contar com o certificado CPA-10, emitido pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), um selo que comprova conhecimento em análise de investimentos.