Início Paulínia Pauliprev promove conscientização sobre câncer de próstata com ‘Novembro Azul’

Pauliprev promove conscientização sobre câncer de próstata com ‘Novembro Azul’

Durante todo o mês, instituto conscientiza sobre a doença que mais mata homens no Brasil

O Instituto Pauliprev está implementando neste mês a campanha “Novembro Azul” com o objetivo de conscientizar as pessoas, principalmente os homens, para a realização do diagnóstico precoce do câncer de próstata e, por consequência, o tratamento. A ideia é permitir que a cura da doença seja alcançada, evitando as consequências do câncer. Um mural foi instalado na recepção da autarquia com informações sobre a prevenção da doença e um vídeo da campanha está disponibilizado no site (www.pauliprev.gov.sp.br), para todos os interessados.

“A importância da campanha deve-se muito por ser este câncer o mais incidente entre os homens e o segundo em letalidade, por isso nossa preocupação em relação à prevenção”, afirma Marcos André Breda, presidente do Instituto Pauliprev.

Segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Pesquisas apontam que a cada ano mais de 68 mil homens desenvolvem câncer de próstata, e desses 15 mil morrem em decorrência da doença. O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

CAUSAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

O que causa o câncer na próstata são alterações genéticas da próstata, com o avanço da idade e com questões associadas à genética, hábitos de vida, e, principalmente, os alimentares. Com o passar dos anos, as células se transformam em células malignas que culminam no câncer de próstata, processo que demora anos até acontecer. Homens a partir dos 40 ou 50 anos têm mais chances de terem a doença.

DIAGNÓSTICO

Alguns sintomas podem aparecer como: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

O diagnóstico é realizado através de uma suspeita, a suspeita pode vir com sintomas ou sem sintomas. É necessário realizar o exame de toque e o (PSA) que é o antígeno prostático específico.

Os exames devem ser feitos anualmente, em regra.

FATORES DE RISCO

O principal fator de risco é a idade, pois quanto mais idoso for o homem, maior o seu risco em desenvolver o câncer de próstata. A questão genética também é considerada um fator de risco, quando se tem alguém na família com câncer de próstata.

Alimentação rica em gordura e proteína animais também é um fator de risco.

TRATAMENTO

Posterior ao diagnóstico é iniciado o tratamento que será realizado de acordo com o estágio da doença do paciente. Na fase inicial são grandes as chances de cura, com taxas próximas a 100% o tratamento, sendo o tratamento menos invasivo e com menos efeitos colaterais.