Paulo Skaf, candidato ao governo do estado de São Paulo pelo MDB, visitou nesta terça-feira (28) a cidade de Campinas. Na ocasião, ele discutiu propostas para o setor de transportes, como o Trem Intercidades (TIC).
O projeto foi concebido para ligar as regiões metropolitanas de Campinas, Santos, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo. O candidato concedeu entrevista às 9h30, na plataforma da Estação Cultura.
Atualmente, mais de 400 mil pessoas deslocam-se diariamente entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Santos, São José dos Campos e Sorocaba. Estudos apontam que, em 2025, haverá uma possível saturação das rodovias que atendem à chamada “macrometrópole paulista” e o Porto de Santos. A proposta de Paulo Skaf para enfrentar esse problema é a criação de uma rede de trens de passageiros que conecte tais áreas.
A meta do candidato é implantar o trecho Campinas-São Paulo em, no máximo, quatro anos. Nesse período, também serão feitos estudos e modelagens econômico-financeiras para as demais seções. O projeto contempla ainda a possibilidade de inclusão de um transporte expresso entre Viracopos e Cumbica, criando um hub de cargas entre os dois aeroportos.
O sistema como um todo, unindo todas as regiões metropolitanas, terá 477 quilômetros de extensão, com demanda estimada em 180 mil passageiros por dia. O trecho entre São Paulo e Americana, segundo estudos iniciais, teria maior viabilidade econômica, com 70 mil passageiros por dia. Os recursos para a execução do TIC seriam obtidos por meio de concessões (sem aportes do estado) ou pela utilização de Parcerias Público-Privadas (PPPs).