Evento faz parte do projeto Educação no Trânsito, que tem como objetivo conscientizar os alunos e transformá-los em agentes multiplicadores
Era para ser um dia de aula normal, como os outros, mas nessa quarta-feira (09), os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Paulo Freire – Anglo Paulínia, receberam na escola o piloto César Urnhani, que é ex-piloto profissional, piloto de testes com longa experiência, palestrante, apresentador do CBN Motor e, ainda, piloto do Programa AutoEsporte da TV Globo.
Ele esteve no colégio para ministrar uma palestra para o projeto Educação no Trânsito, desenvolvido dentro da disciplina de Filosofia, ministrada pela professora Katia Simone Menezes, e supervisionado pela coordenadora pedagógica, Sandra Mara.
César abordou temas que falam da importância de não violar as regras de trânsito para o bem-estar da sociedade. “As regras existem para que possamos viver em harmonia. Imagina se cada um quiser fazer o que der na telha. As regras estão aí para nos ajudar e não para atrapalhar”, enfatizou.
Ele comentou sobre a situação crítica que é o horário de entrada e de saída dos alunos. “Porta da escola era para ser exemplo, afinal, escola é um templo de educação. Parar em fila dupla é uma infração de trânsito e pode gerar multa e perda de pontos na carteira. Mas ninguém deveria fazer o que é certo apenas porque pode tomar multa ou porque alguém está olhando. O certo deve ser feito porque é o certo a se fazer. Não é justo com quem está na fila, ser prejudicado por quem para na fila dupla. Sem contar o risco do aluno que desce em local inapropriado de ser atropelado”, alertou.
Para o diretor e mantenedor do Anglo Paulínia, Adilson Alves, a preocupação do colégio vai além dos desafios enfrentados na porta da escola. “Todo lugar que aglomera um número grande de veículos em um pequeno espaço de tempo gera tumulto. Pode ser a entrada e saída de um teatro ou de algum grande show. Quando o fluxo aumenta, tudo pode piorar se as pessoas não respeitarem as regras”, justifica.
César falou ainda sobre alternativas para as filas duplas. “O alunos maiores podem descer alguns metros antes ou depois do portão, por exemplo. Eu mesmo deixo meu filho em frente à Campneus e ele vai andando até a escola”, sugeriu o piloto, referindo-se ao filho Enzo que é aluno do Anglo Paulínia.
“Cada um de vocês, nessa fase e nessa idade, tem uma capacidade transformadora e, as vezes, nem sabe. Vocês podem mudar o comportamento do outro por meio do próprio exemplo. Atitude é o que faz a diferença. Não interessa muito o que você diz, o que realmente importa é aquilo que você faz”, disse o piloto. Ele ainda falou sobre o uso de cinto de segurança, ultrapassagem em locais proibidos, avanço do farol vermelho, entre tantos outros assuntos.
A palestra prendeu a atenção dos alunos, que interagiram com César fazendo perguntas, trazendo relatos e contando experiências sobre os assuntos abordados.
Palestra “Livre-se do Lixo Mental” abre temporada
2016 da Escola de Pais no Anglo Paulínia
Na manhã de sábado (5), cerca de 30 pais de alunos do Colégio Paulo Freire – Anglo Paulínia lotaram uma sala da escola para assistirem à palestra “Livre-se do Lixo Mental”, ministrada pela professora e psicóloga Silvia Barros.
O evento abriu a temporada 2016 do projeto Escola de Pais, que oferece, mensalmente, uma palestra com temas variados e que têm como objetivo contribuir com os pais na árdua tarefa de educar os filhos.
“A mente pode ser sua aliada, mas também sua inimiga. Depende de como você a usa”, disse a psicóloga Silvia durante a palestra, que levou todos os presentes a refletirem sobre os tipos de padrões mentais, inteligência emocional e outros assuntos relacionados a maneira como cada um encara seus desafios diários.
Sérgio Daniel Lisboa, pai da Mariana que frequenta o Maternal, esteve pela primeira vez na palestra e saiu bastante satisfeito. “Anotei muita coisa e vou levar para casa, para conversar com minha esposa sobre o que foi dito. É realmente uma excelente iniciativa”, disse.
Quem também gostou do evento foi Carolina Miyuki, mãe da Maria Luiza, do 3° ano do Ensino Fundamental I. “Eu venho sempre, adoro! Quando fico sabendo que vai ter, já mando mensagem nos grupos convidando o pessoal. Queria que todos os pais viessem, pois sempre são discutidos assuntos importantes e que acrescentam muito na nossa vida”, incentivou Carolina, dizendo que conseguiu levar duas pessoas desta vez.
A próxima palestra da Escola de Pais está agendada para a manhã do dia 16 de abril (sábado) com o tema “Ame seu filho de olhos abertos”. Não perca!