Modalidade será disputada nos Regionais como prova demonstrativa. Mundial será nos dias 30 e 31 na África do Sul
A equipe de bicicross Petrobras/Paulínia está em fase final de preparação para a disputa da prova da modalidade dos Jogos Regionais de Americana, que acontecerá no domingo, 25 de julho, na pista do Centro Esportivo Ayrton Senna, e para o Campeonato Mundial nos dias 30 de 31 de julho, na cidade de Pietermaritzburg, na África do Sul.
A prova de bicicross nos Jogos Regionais terá caráter demonstrativo, não apresentando disputa de medalhas e é aberta à participação de pilotos de categorias diversas, como já acontece em provas dos campeonatos brasileiro, paulista e Copa Regional. Segundo o técnico da Petrobras/Paulínia, Daniel Jorge, a equipe estará representada por cerca de 30 atletas, com a base de pilotos que competem nas competições oficiais no Brasil.
“A prova não vale medalha, mas com certeza será de alto nível, pois reúne muitos dos melhores pilotos de bicicross do País, por isso, é importante tentarmos vencer. Será também uma boa oportunidade para nos prepararmos para as próximas competições que teremos ainda este ano”, comentou o treinador. As equipes da casa e mais Cosmópolis e Indaiatuba estão entre os principais adversários dos pilotos de Paulínia, atual eneacampeã brasileira(9 títulos).
Representantes no Mundial
No Campeonato Mundial da África do Sul, que soma pontos para ranking da União Ciclística Internacional(UCI) para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012, Paulínia estará representada por 7 atletas, a maioria deles que já participaram neste ano de competições internacionais. Integrarão a Delegação Brasileira no Mundial Joana Correia Silva, na categoria 15/16 anos feminina, Matheus Furlan da Silva, na 16 anos masculino, Igor Carvalho e Hugo Ostetti, na Júnior Men, e Edson Marcos de Carvalho Júnior(Juninho), Ebert Silva e Gustavo Chiara na Elite Men(Olímpica).
Joana Correia é uma colecionadora de títulos desde que começou a correr com 6 anos de idade. Ela soma 2 títulos mundiais, dois pan-americanos em 2008 e 2010, atual campeã nacional na sua categoria e lidera o Paulista deste ano na 15/16 anos feminina. Hugo Ostetti foi campeão pan-americano em 2008 , lidera o Paulista na Júnior Men e é o atual campeão brasileiro em sua categoria.
Edson Marcos de Carvalho Júnior é o atual campeão brasileiro e bi-campeão da Copa Brasil na categoria Elite Men(Olímpica). Ebert Silva, vice-campeão brasileiro do ano passado. Gustavo é o atual vice-campeão paulista na Elite Men. Igor Carvalho é uma das revelações da equipe na categoria Júnior Men, a segunda mais importante do bicicross.
O Campeonato Mundial de Bicicross terá a participação de mais de 500 atletas dos 5 continentes em 30 categorias. Estados Unidos, Argentina, França, Inglaterra, Holanda e Austrália são as principais candidatas aos títulos por países.