
O novo Posto está instalado na UBS Centro I e conta com uma equipe para atendimento pediátrico e de adultos
Após alta na demanda, a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na última terça-feira (4) o Posto Avançado de Atendimento ao Surto Gripal. A medida foi pioneira na região e garantiu pronta agilidade no atendimento à população.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde, o tempo de espera para atendimento passou de 7 horas – tempo registrado no dia 03 de janeiro – para 1 hora e meia.
Para o secretário de Saúde, doutor Fábio Alves, essa diminuição no tempo de espera é resultado do efeito rápido de criar fluxo para o Posto Avançado. “Concluímos que a diminuição drástica no tempo de espera está diretamente relacionada à implementação do Posto Avançado e também ao trabalho realizado pela Atenção Básica”, concluiu Alves.
Segundo ele, somente no dia 04, as UBSs atenderam 338 pacientes com sintomas gripais. “Sem dúvida, esse fator foi crucial para desafogar a demanda do Hospital Municipal”, afirmou o secretário.
O novo Posto está instalado na UBS Centro I e conta com uma equipe para atendimento pediátrico e de adultos, sendo disponibilizado 1 médico para adulto, 1 médico para pediatria, duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem. O Posto atende pacientes encaminhados pelo HMP, com sintomas leves.
O funcionamento do Posto de Atendimento na UBS Centro I, localizado na Rua Presidente Costa e Silva, 444, Nova Paulínia, será das 7h às 19h, de 2ª feira a sábado.
Plano Emergencial
Um Plano Emergencial para Atenção ao Surto Gripal foi estabelecido pela Secretaria de Saúde e houve a ampliação do quadro de profissionais em Saúde no HMP para garantir agilidade no atendimento à população.
Neste momento, a Secretaria de Saúde recomenda que a população procure as UBS’s mais próximas para o atendimento de crianças e adultos com sintomas gripais. “Importante ressaltar que as outras nove UBS’s do município estão preparadas para fazer a intervenção de acolhimento de crianças e adultos com sintoma gripal”, reforçou o secretário.