A ONG (Organização Não Governamental) Plantando Futuro e a produtora Abade Films, promoveram nessa segunda feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, um evento de campo de conscientização e educação ambiental no Centro de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sabesp, junto com 30 alunos da quarta série da escola EMEF Yolanda Tiziane Pazetti. A atividade contou com a participação da Sabesp e Prefeitura Municipal de Paulínia, através da Seddema, Setransp e Secretaria de Educação.
O evento foi aberto com a apresentação de um vídeo documentário ambiental “O Meio Ambiente em Nossas Vidas” produzido pela produtora e patrocinado pelas empresas, Kraton Polymers, Syngenta, Degussa, Betel Transportes e Corpus. Em seguida, foi realizado uma visita monitorada pelos agentes da Sabesp na ETE e no final, foram plantadas mudas de árvores próximas as margens do córrego São Bento. Foram plantadas as espécies de Nectandra Megapotania, Tabebuia Serratifolia, Inga Striata e Cedro Erythrina, típicas da região.
Segundo o presidente da ONG, Rogério Abade, o evento teve como objetivo destacar a importância do Dia Mundial da Água e as ações que podem ser desenvolvidas diariamente para preservação desse recurso limitado, além do trabalho de campo acrescentar no conhecimento acadêmico dos alunos entre 10 e 12 anos, que já desenvolvem atividades ambientais nas escolas, assim como em eventos da própria entidade.
Para o secretário da Seddema, Ricardo Ferro, é importante que as pessoas desde pequenas reflitam sobre a importância do uso correto da água, além de destacar á importância da participação de toda comunidade em ações, eventos e projetos ambientais. Ferro também aproveitou á oportunidade para destacar que ainda esse ano será realizado no município o plantio de 6.400 mudas de árvores, além do projeto de recuperação de varias áreas ambientais, sendo esse um importante passo para melhoria da qualidade de vida dos paulinenses.
As próximas atividades da ONG será uma caminhada e uma passeio ciclístico ecológico, além de várias atividades de campo com alunos das escolas de Paulínia.