A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e líder global em biopolímeros, expande a presença de matérias-primas renováveis na América Latina e leva o plástico verde para o mercado argentino pela primeira vez. Durante a ARGENPLAS 2014, maior Feira Internacional de Plásticos da Argentina, que aconteceu no último dia 19, a petroquímica apresentou a aplicação nas embalagens da Sussex Tendencia, linha premium da principal marca de papel toalha na Argentina.
A novidade chega para fomentar o uso de matérias-primas verdes, ao oferecer uma opção mais sustentável aos consumidores. O lançamento está sendo conduzido com a empresa Petropack S.A, líder no setor plástico de embalagens flexíveis no país e parceira da Braskem há mais de 20 anos. O uso da matéria-prima proveniente do etanol está alinhado com o conceito da linha Tendencia em oferecer um produto mais ecológico, utilizando fibras naturais.
O plástico verde é feito a partir do eteno obtido do etanol de cana-de-açúcar. O grande diferencial é contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera durante o processo produtivo de sua matéria prima, na captura de gás carbônico. Ele também apresenta as mesmas características do polietileno tradicional, ou seja, não necessita de adaptações de maquinário e pode ser reciclado. Para ajudar o consumidor a reconhecer o plástico verde, a Braskem criou o selo ‘I´m green TM’, que garante a origem renovável da embalagem.