Ele declarou apoio e em menos de dez dias mudou o discurso, passando o partido para o então pré-candidato a prefeito Adilson Censi, conhecido por Palito
Politica ou politicagem. A dúvida paira sobre o discurso do deputado federal Luiz Lauro Filho, que se reuniu no último dia 15 com o diretório municipal de seu partido em Paulínia, o PSB, e declarou apoio à candidatura à reeleição do atual prefeito José Pavan Junior, que migrou recentemente do PSB para o PSDB, mas, mantinha a sigla em sua base aliada.
Durante a reunião na cidade, Luiz Lauro, que é sobrinho do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, também do PSB, foi categórico: “Existe um compromisso meu, de homem, de palavra, e do Jonas Donizette, que manda muito mais que eu no partido, que se Pavan conseguir ser candidato, estamos junto com Pavan. É um compromisso”, afirmou.
No entanto, o cenário de apoio mudou na noite de quinta-feira (22), quando uma comissão provisória encabeçada pelo grupo do também pré-candidato a prefeito, Adilson Domingos Censi (Solidariedade – SD), o Palito, foi nomeada para o diretório municipal do PSB. No documento, assume a presidência do ex-partido de Pavan, Eder Elton Censi, irmão do pré-candidato.
Além da ‘mudança de mãos’ do PSB de Paulínia, as dúvidas sobre o discurso de compromisso do apoio de Luiz Lauro Filho a Pavan foram reforçadas na noite de sexta-feira, dia 22, quando em sua página oficial no Facebook, o pré-candidato Palito divulgou uma registro de uma reunião com Luiz Lauro Filho, o também deputado federal, Ricardo Izar (PP – partido de Dixon Carvalho) e um assessor do deputado e presidente nacional do SD, Paulinho da Força.
Palito classificou o encontro publicamente como “uma conversa muito agradável e produtiva”.
:: POLÍTICA OU POLITICAGEM
Enquanto esteve em Paulínia no dia 15, Luiz Lauro já parecia esboçar esse cenário de ‘falso apoio’ do partido à candidatura de Pavan. O deputado Luiz Lauro enfatizou que em sua conversa com o prefeito, Pavan deixou claro que não tem ‘plano B’ e que vai ser candidato à reeleição. “E eu vou falar para vocês, eu estou torcendo para ele conseguir. Eu tenho uma pesquisa aqui, que se ele for candidato, ele será prefeito de novo. Mas, existe adversário a gente sabe que tem. Se ele não conseguir, nós precisaremos saber para onde ir”, completou.
:: MAIS UM
No encontro entre Palito, Luiz Lauro e outros deputados, estava presente também o presidente do SD de Paulínia, Mauro Torres Junior, que também participou no último dia 20 da convenção do PP que indicou Dixon Carvalho como candidato a prefeito.
:: O DISCURSO
Confira o discurso do deputado Luiz Lauro Filho:
“Uma voz feminina diz: – Se é pra falar fala.
Luiz Lauro discursa: – Que o Pavan tem grande chance de ser candidato a prefeito. E existe um compromisso de homem. Homem que eu falo é ser humano, de palavra, homem ou mulher, quando assume compromisso, cumpre o compromisso. Já tem um compromisso meu. Já tem um compromisso do Jonas Donizette, que manda muito mais que eu no partido. Eu sou só um deputado. Já tem um compromisso assumido com o Pavan, pelo Jonas, por mim, pelo Marquinho. Prestem atenção no que eu estou falando. Se o Pavan conseguir ser candidato, nos estaremos juntos com o Pavan. Onze letras eu acho que tem essa palavra: compromisso. Dentro do gabinete do Jonas nós conversamos, depois no meu escritório (…) perto do shopping D. Pedro: – Pavan, se o senhor prefeito (teu pai sabe disso). Porque. Eu estou falando pra vocês porque todo mundo sabe aqui, está no jornal Todo Dia, é matéria jurídica. Tem juristas eleitorais que acham que essa interrupção dá ou não seria um terceiro mandato e ele sai. E o Pavan acredita muito nisso. Tanto que eu falei: prefeito, qual é o seu plano B? Ele falou: não tem plano B, eu vou sair candidato.