Juramento aconteceu na quinta-feira (11). Do total de novos guardas, nove são mulheres
A Prefeitura de Paulínia realizou nesta quinta-feira (11) a formatura de 49 novos guardas municipais, que serão incorporados ao contingente da Guarda Municipal. Nove deles já iniciaram as atividades. Os demais começarão a atuar semanalmente, conforme as nomeações publicadas no “Semanário Oficial”.
Participaram da cerimônia de formatura do curso de formação e instrução representantes da prefeitura e das polícias Civil, Militar e Federal.
Do total de novos guardas, nove são mulheres. Todos entrarão na corporação sob o regimento de um novo estatuto, aprovado em 2016 a pedido dos próprios.
Por cerca de quatro meses, os homens e mulheres passaram por cursos e treinamentos, e agora estão aptos a exercer a função. Eles fizeram um juramento.
Na cerimônia, foram prestadas homenagens aos guardas que proporcionaram o treinamento. Os novos guardas foram premiados em categorias como sendo os melhores.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública de Paulínia, com os novos guardas, poderão ser reativados serviços específicos da corporação, como Canil e Ronda Escolar, que ganhará perfil original, que é quando o guarda poderá frequentar a unidade escolar, com contato constante com diretores, professores e alunos.
A Guarda Municipal de Paulínia é uma das corporações mais respeitadas da região e do Estado, e a Prefeitura de Paulínia oferece total apoio para o seu desempenho. Os homens e mulheres que atuam na corporação fazem patrulhamento nas ruas, ajudam na segurança patrimonial e também na prestação dos serviços públicos.
Além do patrulhamento, a Guarda Municipal tem uma equipe especializada, a Romu (Rondas Ostensivas Municipais), e também equipes de agentes de trânsito.
Segurança
A Guarda Municipal de Paulínia é ligada à Secretaria Municipal da Segurança Pública, que realiza um trabalho conjunto com as polícias Civil e Militar visando o combate à criminalidade no município.
Semanalmente, representantes das corporações se reúnem para avaliar a segurança e montar novas estratégias de combate ao crime e à violência.
Além disso, a prefeitura paga R$ 850 por mês a todos os policiais militares em atuação no município como gratificação por desempenho de atividade delegada.
O treinamento foi feito na Academia da Guarda, criada oficialmente em 2015 e que passou por reforma recentemente.