O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Prefeitura de Paulínia realizaram nesta terça-feira, dia 28, a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença de gestores, conselheiros, usuários, entidades e representante das secretarias municipais.
Com um formato diferente dos anos anteriores, a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social debateu o Entendo o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de uma maneira didática para que o principal interessado, o usuário, possa entender todos os equipamentos que a Secretaria Municipal da Promoção e Assistência Social utiliza para desenvolver os seus trabalhos.
Segundo a diretora, Dulce de Paula Souza, o objetivo foi apresentar a todos os usuários e beneficiários dos programas, os serviços, o funcionamento e as regras que orientam as ações da assistência social. Ela relembrou que a Assistência é uma política não contributiva que busca a proteção social de todos os que necessitam dela.
Os trabalhos foram divididos em duas partes: na primeira, foi apresentada uma peça teatral, coordenada pelo assistente social João Alonso, que apresentou de forma cênica todos os serviços (Programa de Ação Social – PAS, Centro de Referência de Assistência Social- CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Cadastros Único, Conselho Tutelar e Fundo Social de Solidariedade).
Em seguida, foi realizada uma dinâmica no formato do “Jogo do Milhão” com perguntas e respostas sobre o tema, sanando as dúvidas dos participantes sobre os atendimentos da Assistência Social.
A representante do Grupo de Escoteiro, Isis Piton, moradora do bairro Betel comentou que ficou satisfeita com o tema. “É muito importante entendermos como funciona todo o sistema. Assim podemos orientar as pessoas a procurar o lugar certo para resolver seus problemas, com profissionais especializados em cada assunto”. Ressaltou ainda que foi muito produtivo o formato das atividades. “Passamos uma tarde agradável sem ser cansativo”, disse Isis.