Início Paulínia Prefeitura realiza Campanha Fique Sabendo

Prefeitura realiza Campanha Fique Sabendo

Todas as UBSs de Paulínia estarão aptas para realizarem os exames
Todas as UBSs de Paulínia estarão aptas para realizarem os exames

Objetivo é diagnosticar HIV e sífilis para tratamento começar o mais rápido possível

Em parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Paulínia realiza a Campanha Fique Sabendo. A finalidade é diagnosticar casos de HIV e sífilis para que o tratamento comece o mais rápido possível. A campanha começa na segunda-feira (25) em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e CTA (Centro de Tratamento e Aconselhamento) de Paulínia.
Os exames são rápidos e os resultados saem em 15 minutos. Em todas as unidades profissionais capacitados para oferecer apoio psicológico irão entregar os resultados. Os exames são sigilosos e confidenciais. De acordo com a coordenadora do CTA, Marta Aguirre Brant de Carvalho, o diagnóstico precoce contribui para agilizar o tratamento da sífilis e evita o agravamento do HIV.
“É importante que o maior número de pessoas participe. Em Paulínia oferecemos tratamento de qualidade e gratuito. O diagnóstico tardio tanto da sífilis como da aids costuma trazer consequenciais ainda mais sérias”, explicou.
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Praça do Corpo de Bombeiros, na Avenida José Paulino, no Centro, haverá a realização de exames rápidos, apresentações teatrais e distribuição de preservativos masculinos e femininos. O município, em 1º de dezembro, também celebrara o Dia Mundial de Combate à Aids.
Para o secretário de Saúde de Paulínia, Renato Cardoso, o exame é uma chance para quem tem sífilis ou HIV buscar tratamento médico, melhorar a qualidade de vida e evitar novas transmissões.
“Em qualquer doença o diagnostico antecipado é sempre muito positivo. Hoje, a nossa cidade oferece tratamento adequado. Quando a pessoa fica sabendo ela busca tratamento e toma maiores cuidados para evitar a disseminação das doenças. Qualquer gestão séria precisa investir na prevenção”, afirmou.

Serviço
As UBSs abrem às 7h e fecham às 17h, de segunda a sexta-feira. Algumas unidades ficam abertas até às 19h. Os interessados em fazer o exame após às 17h devem ligar antes na UBS escolhida para se certificar qual é o horário de funcionamento do local.