Início Região Programação de férias do Observatório de Campinas une astronomia e gastronomia

Programação de férias do Observatório de Campinas une astronomia e gastronomia

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini está com uma programação especial de férias, desde o final de junho até o próximo dia 28 de julho, em dias específicos, e convida o público à observar o céu durante as noites, na região do Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio.
O visitante poderá apreciar, a olho nu, onde se encontram as principais estrelas e constelações do Inverno, além de observar pelo telescópio Planetas, Estrelas Duplas, Nebulosas e outros fenômenos. Os participantes contam, ainda, com uma inusitada mistura de astronomia e gastronomia, já que no local há uma praça de alimentação à disposição dos apreciadores dos fenômenos astronômicos.
“Perdidas na memória do tempo, a observação do céu e a alimentação foram fatores dominantes na evolução da espécie humana”, diz o astrônomo do observatório, Júlio Lobo. “As principais festas e dias santificados de nossa sociedade têm uma estreita ligação com as antigas sociedades agrárias, que dependiam desses astros para o plantio e a colheita. Por esta razão, várias plantas, frutas, árvores e legumes, dentre outros, têm uma simbologia com o Cosmos”, observa justicando a junção da observação do céu à boa comida.
O astrônomo recomenda aos interessados que levem agasalho, já que o local é serrano e a temperatura baixa muito no período noturno. Mais informações sobre a programação pelo e-mail [email protected] .

Serviço:

Programação de férias – Observatório de Campinas
20/07 – 17h às 22h30 – Vinho, Estrelas e Histórias
23 e 24/ 07- 17h às 23h – Noite dos Planetas Gigantes
27 e 28/07 – 17h às 23h – Noite dos Desejos (chuvas de meteoros)

Endereço: Estrada do Capricórnio-Monte Urânia, s/nº, Pico das Cabras – Distrito de Joaquim Egídio
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (estudante com carteira). O pagamento é apenas em dinheiro.
Indicação: público acima de 5 anos
Estacionamento gratuito com 160 vagas.