Proposta institui Campanha Permanente de Orientação, Prevenção e Conscientização da Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico em Paulínia
A Câmara de Paulínia aprovou a proposta do vereador Pedro Bernarde (Cidadania), que propõe instituir a Campanha Permanente de Orientação, Prevenção e Conscientização da Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico no Município de Paulínia. O projeto de lei segue para sanção do prefeito Du Cazellato.
O projeto de lei traz informações sobre a importância da campanha. “Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão. Essa é a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, estando atrás apenas dos Estados Unidos. Os números em relação à ansiedade também não são nada animadores: 9,3% dos brasileiros (cerca de 19,4 milhões) sofrem com o problema. Isso faz com que o Brasil ocupe o primeiro lugar da lista de países mais ansiosos do mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos, a terceira principal causa externa de mortes no país. Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão. Sendo assim, cresce a necessidade de discutirmos formas de conscientização permanente da população sobre depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Em virtude disso, a presente proposição visa estabelecer normas gerais a serem seguidas em âmbito municipal, que poderão ser regulamentadas e concretizadas pelo Poder Executivo por meio de provisões especiais, conforme a conveniência e oportunidade da Administração Pública.”
O objetivo é incentivar a busca por diagnósticos, combater o preconceito e divulgar meios de tratamento na rede municipal. “O apoio emocional em tempos de crise é fundamental para continuarmos avançando e cuidando de quem precisa! Não podemos deixar ninguém para trás”, explica Pedro Bernarde. Para virar lei, o projeto de lei precisa ser sancionado pelo prefeito Du Cazellato.