Início Educação Projeto do Paulínia Racing Team é selecionado no Programa Petrobras Socioambiental

Projeto do Paulínia Racing Team é selecionado no Programa Petrobras Socioambiental

Estatal divulgou nomes dos escolhidos na última terça-feira

A Petrobras divulgou, nesta terça-feira (14), o resultado da seleção do Programa Petrobras Socioambiental. Entre os projetos contemplados estão o do Paulínia Racing Team, Projeto Paulínia Educação & Cidadania, que visa o atendimento de 200 crianças e adolescentes com foco no Serviço Atendimento da Proteção Social Básica e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os projetos serão financiados durante período de dois anos nas quatro linhas de atuação (Educação, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Clima e Oceano). O Paulínia deve iniciar o projeto a partir do primeiro trimestre do ano que vem.

Em Paulínia, serão ofertadas aos alunos oficinas de lazer, esporte, artesanato, atividades lúdicas, música, dança, passeios culturais, atividades socioeducativas e atendimento integral às famílias em espaços de convivência.

Além das ações de oficinas, as equipes multidisciplinares do Paulínia Racing Team irão em busca de compreender o histórico e dinâmica familiar da criança e/ou adolescente com a finalidade de assegurar espaços de referência para o convívio em grupo, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, cooperação, solidariedade e respeito mútuo, com a finalidade de garantir os direitos de crianças e adolescentes.

“A aprovação desse projeto vem pra trazer mais um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito com tanto trabalho, carinho e cuidado. Não foi fácil, não é fácil e não será fácil. Mas quer saber: vocês se superam! Sempre!”, afirma André Oliveira, professor do projeto.

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras apoia soluções socioambientais em temas relevantes para a indústria de óleo e gás e para os territórios onde atua, em todo o país, através de parcerias com organizações da sociedade civil. São apoiadas iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda; para o preparo para o exercício da cidadania; para o atendimento de crianças e adolescentes; para a conservação da biodiversidade costeira e marinha; e para a recuperação de florestas e áreas naturais, entre outras.

A Petrobras tem em Paulínia sua maior refinaria, com capacidade para processar 69.000 m³ de petróleo por dia. Na planta são produzidos derivados como gasolina, diesel, querosene de aviação, gás liquefeito de petróleo (GLP), óleo combustível, asfalto, propeno e bunker, entre outros.

Palavra do Presidente

Ontem quando recebi a ligação dizendo que nosso projeto Paulínia Educação & Cidadania foi aprovado na seleção tão disputada do Programa Socioambiental da Petrobras, tive um turbilhão de sentimentos, misturado com várias lembranças de como essa parceria foi fundamental na minha vida e na de tantas crianças e adolescentes beneficiadas pela Equipe Petrobrás/Paulínia. História essa que é tida com carinho, respeito e referência até hoje por todos, e foi a propulsora de toda estruturação de nossa associação.

Mas desde 2013 quando deixaram de nos apoiar, tivemos que nos reinventar, primeiro com as leis de incentivo ao esporte.

Segundo, em 2018, tomamos a importante decisão de aceitar o desafio de participarmos do chamamento público para atender algo novo do que estávamos acostumados: o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Sabíamos que não seria fácil, tirava-nos da zona de conforto, não contávamos com tamanha pressão e dizeres que não saberíamos executar esse tipo de projeto social, menosprezaram por vezes até os profissionais de nossa entidade.

Mas tínhamos algo que era certo, a união de uma equipe competente e comprometida em fazer o melhor para aquilo que se propuseram a fazer. E a disciplina, a gana de vencer provinda do meio esportivo foram se aflorando nesse novo desafio. Os obstáculos foram logo sendo superados, com muita alegria, dedicação e cooperativismo que são fatores marcantes de toda nossa equipe.

Já era certo que havíamos avançado diversos degraus em nosso crescimento, os olhares descrédulos sobre nossos profissionais, já são hoje olhares de admiração e de respeito por além de realizarem os objetivos, se propuseram a fazer cada vez mais e melhor, de forma pró-ativa e eficiente (com os mínimos de recursos que lhes são dados).

E hoje, ao sermos um dos 16 projetos aprovados entre milhares de projetos inscritos da maior empresa deste país, tenho um só sentimento, o de gratidão por poder contar com a melhor equipe sócio esportiva que poderíamos formar.

Obrigado Petrobrás, por acreditar em nosso projeto, obrigado a todos que nos ajudaram a chegar nesse patamar. Pode ter certeza de que iremos continuar entregando muito a nossos alunos, principalmente os mais vulneráveis, o melhor atendimento social para formação, educação e crescimento de grandes cidadãos!

Muito obrigado e parabéns a toda equipe Paulínia Racing Team

Julio Brustolin
Presidente

Artigo anteriorInscrições para vestibulinhos da ETEP e CEMEP estão abertas
Próximo artigoFamílias em vulnerabilidade social de Cosmópolis recebem cartões alimentação