A campanha do Mês de Agosto Lilás inclui a realização de audiências públicas, exposições, palestras, mobilizações, debates, entre outros eventos
O prefeito Du Cazellato sancionou a Lei Municipal nº 4.416/2024 que institui o Mês de Agosto Lilás na cidade como forma de promover a conscientização e a educação da população em geral sobre a violência doméstica. O Projeto de Lei é de autoria do vereador Fabio da Van.
A campanha do Mês de Agosto Lilás inclui a realização de audiências públicas, exposições, palestras, mobilizações, debates, encontros, panfletagens, seminários e outros eventos; e tendem a envolver não apenas órgãos do Executivo, como também a Defensoria Pública Estadual, seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, delegacias especializadas, e entidades civis de proteção dos direitos da mulher, entre outros.
“Todos os dias, um número significativo de mulheres, jovens e meninas são submetidas a alguma forma de violência no Brasil. Assédio, exploração sexual, estupro, tortura, violência psicológica, agressões por parceiros ou familiares, perseguição, feminicídio. Sob diversas formas e intensidades, a violência de gênero é recorrente e se perpetua nos espaços públicos e privados, encontrando nos assassinatos a sua expressão mais grave. Conforme demonstrado, a inclusão do Mês de Agosto Lilás no Calendário de Eventos da Cidade de Paulínia é de grande importância para a prevenção da violência doméstica e para a promoção da educação da sociedade sobre o tema”, afirma Fabio da Van.