Início Educação Projeto Educação no Trânsito do Anglo Paulínia distribui material de conscientização a...

Projeto Educação no Trânsito do Anglo Paulínia distribui material de conscientização a motoristas

Alunos abordaram pais e responsáveis no horário de entrada e saída do colégio para alertar sobre a importância de respeitar as leis de trânsito
Alunos abordaram pais e responsáveis no horário de entrada e saída do colégio para alertar sobre a importância de respeitar as leis de trânsito

“Mude o mundo. Respeite o trânsito”. Essa é a frase estampada nos adesivos entregues pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II participantes do projeto Educação no Trânsito do Colégio Paulo Freire – Anglo Paulínia.

Na semana passada, as turmas se dividiram e ficaram tanto no horário da entrada, quanto na saída de alunos, entregando os adesivos e pedindo aos motoristas que respeitem as leis de trânsito.

Os guardas municipais de trânsito de Paulínia, Moura e Monteiro, foram convidados a participar da ação. “Nós ficamos surpresos pelo convite. É raro ver iniciativas boas como essa”, disseram como forma de elogio ao projeto do colégio. Eles chamaram a atenção dos motoristas quanto as duas principais infrações ocorridas em frente ao colégio.

“Quem chega mais cedo para pegar o aluno, deve estacionar o carro fora da área de embarque e desembarque, pois essa área é destinada apenas para paradas rápidas, de 10 a 20 segundos, mais ou menos. Evitar fila dupla também é muito importante para a segurança de todos”, alertaram.

Eles aproveitaram o momento para sugerir que não só os pais dos alunos do Anglo, como de outras escolas também, se juntem ao movimento de carona solidária. Salete de Oliveira, mãe de dois alunos que frequentam a escola, é adepta do movimento e divide a responsabilidade de levar e buscar os filhos com outras mães que moram no mesmo condomínio que ela. “Facilita muito nossa vida, além de colocar menos carros na rua, na frente da escola, gerar menos acidente. Só tem vantagens”, recomendou.

Os guardas também alertaram quanto a importância do uso do cinto de segurança, tanto para quem vai na frente, quanto para quem vai atrás.

A entrega de material aos motoristas foi mais uma etapa do projeto que vem sendo desenvolvido dentro da disciplina de Filosofia. O projeto Educação no Trânsito tem como objetivo conscientizar os alunos e transformá-los em agentes multiplicadores.