Rodovias da região, incluindo a Zeferino Vaz, viveram uma manhã de caos ontem (14) por conta dos protestos e manifestações contra a Reforma da Previdência. Vários trechos foram bloqueados, inclusive o acesso ao Distrito de Barão Geraldo. Ao todo, foram duas horas de manifestações.
A ação faz parte da greve geral convocada em todo o país que teve como pauta principal a reforma da Previdência, criticada pelas centrais sindicais que organizam os protestos, mas também se opõe aos cortes na Educação.
Manifestantes fecharam a entrada do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, no acesso para os motoristas que chegam pela Rodovia Zeferino Vaz, mais conhecida como Tapetão, por volta das 7h. Por causa do bloqueio, por volta das 8h a pista, sentido Barão Geraldo/Paulínia, estava praticamente parada.
A concessionária que administra a via, Rota das Bandeiras, informou que teve que fechar, por volta das 8h, o acesso do Tapetão para Barão e por isso, os motoristas acabaram tendo que entrar no distrito pelo acesso do Real Parque. No local, por volta as 8h30, o congestionamento chegava a cinco quilômetros, entre os kms 111 e 116 (entre a igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós e o acesso ao Real Parque).
Também foi bloqueado o acesso ao distrito, dos motoristas que saiam da Rodovia D. Pedro e tentavam entrar no local pela alça de acesso. Os veículos foram direcionados também para continuarem na Zeferino(sentido Paulínia). Eles puderam acessar o distrito também pelo Real Parque.