Validade: itens do carro que precisam ser trocados, mas muitos não se dão conta
Todo mundo sabe que óleo de motor, pastilhas de freio e correia dentada são componentes automotivos que precisam ser trocados frequentemente. Afinal, além de necessários para a manutenção da garantia do veículo, quando desgastados causam um risco óbvio à segurança dos ocupantes. Porém, há outros componentes do carro com prazo de validade, mas que muitos motoristas ainda não se deram conta.
Peças de borracha
Os pneus e as mangueiras do radiador, por exemplo, são peças que merecem atenção especial. No caso do pneu, diferentemente do que muitos pensam, verificar se está “careca” não é a única forma de aferir se a validade desse item está em dia. Muitos estepes intocados também “vencem”, ou seja, ficam impróprios para uso. Mesmo que, aparentemente, os pneus estejam bons, a partir de cinco anos a borracha fica comprometida e perde as características originais, como a aderência ao solo. O mesmo acontece com as mangueiras do radiador, que não devem ficar mais de cinco anos sem manutenção.
Extintor de incêndio
Apesar de não ser mais um item obrigatório, circular com ele vencido ainda é passível de multa. Por isso, o extintor precisa ser substituído assim que vencer, ou seja, a cada cinco anos.
Filtro de ar do motor
Também deve ser substituído. Esse item tem validade de um ano ou até menos, se veículo completar uma distância de 20 mil km ou conforme indicado no manual de instruções. O filtro sujo prejudica a qualidade da combustão do ar e do combustível, bem como o desempenho do motor, além de aumentar o consumo de combustível, por causa da sujeira acumulada.
Combustível
O combustível no tanque dos carros também tem prazo de validade. Segundo especialistas, a partir de dois ou três meses, o combustível perde sua octanagem e pode prejudicar o motor do veículo. Usar combustível vencido pode causar dificuldade de dar partida no motor, engasgos, aumento do consumo e também pode formar depósitos de bomba no tanque e tubulações.
Airbags
Ainda não há um consenso, quando o assunto é a validade dos airbags. Nos carros mais antigos, as montadoras costumavam dar um prazo de validade entre 10 e 15 anos para o equipamento de segurança. Na Europa, é recomendado que o airbag seja substituído a cada 10 anos, nos Estados Unidos, o prazo sobe para 15 anos. No Brasil, o prazo é dado pelas marcas, mas algumas consideram que a peça tem validade durante toda a vida útil do veículo, desde que nunca seja acionado. O motorista deve ficar atento à luz indicadora de airbag no painel, se estiver acesa, é necessário fazer manutenção. Também é necessário substituí-lo quando o veículo passa por uma enchente, pois a água pode danificar o sistema.
Diego Gomes (DG) é mecânico de formação e proprietário da MD Mecânica Automotiva.
Instagram: @diego.gomes.dg.10 – Facebook: Diego Gomes