Início Variedades Que tal montar um orquidário?

Que tal montar um orquidário?

Pequenos ambientes pode acomodar um orquidário com diversas espécies
Pequenos ambientes pode acomodar um orquidário com diversas espécies

Entre as espécies de flores mais conhecidas do mundo você vai encontrar orquídea. Essas plantas são delicadas, bonitas e bem fáceis de serem cultivadas. Pelo seu valor ornamental e comercial, muitas pessoas resolvem montar o seu próprio orquidário, o que é bem eficiente para qualquer cultivo.

Se você está nesse grupo de pessoas que querem se especializar mais no cultivo de orquídeas, monte o seu próprio orquidário! As dicas que você vai encontrar mais abaixo, são informativas e úteis para pessoas que desejam montar dos menores até aqueles mais extensos.

Encontrando o Local Ideal

Como elas são fáceis de serem cultivadas, você poderá plantar as suas orquídeas em qualquer ambiente, tanto externo como interno. Claro que dependendo do tipo de orquídea que você escolher, ela vai precisar de mais ou de menos sol para se manter viva e florescer. Se você mora em apartamento, não se preocupe porque elas podem também ser plantadas em vasos.
Independente do tamanho do seu orquidário, você deve atentar-se sempre para aqueles ambientes que recebam sol pela manhã.

Escolhendo A Cobertura

Claro que você não vai deixar as suas orquídeas à céu aberto. Uma cobertura ripados de madeira, bambu ou telhas, é o mais indicado porque elas filtram melhor os raios do sol e fornece à sua planta exatamente o que ela precisa de luz.

Dicas

Em locais onde o vento é muito forte, o que não é bom para a sua orquídea, use lonas transparentes tanto no teto como nas laterais do seu orquidário. Isso faz com que o vento seja controlado, mas não impede a entrada do sol.
Se passar por problemas de plantas doentes, evite deixar as espécies infectadas em locais mais altos para que elas não contaminem as que estão abaixo.
Se você vai comprar mudas, analise sempre a qualidade das suas plantas para ter a certeza de que elas não possuem nenhum fungo ou doença.

 

Dúvidas Frequentes

Prato embaixo do vaso: Em nenhum caso deixe pratos embaixo dos vasos da sua orquídea. Esses utensílios são muito comuns para evitar sujeira, mas no caso das orquídeas, os vasos podem acumular água e o excesso de umidade mata a sua planta muito rápido.
Plantando diretamente na terra: Algumas espécies de orquídeas são terrestres, mas a maioria não sobrevive sem um substrato. Se você não quer arriscar, use uma mistura com carvão, casca de coco e tronco de árvore. Esses três itens podem ser facilmente encontrados em floriculturas.
Regas: A umidade excessiva mata a sua planta rapidamente. É mais fácil você perder a sua orquídea por excesso do que por falta de água. O ideal é que você regue a planta 2 ou 3 vezes por semana e se não existir chuvas nesse intervalo.