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Rápido Sumaré Paulínia entrega certificados de cursos on-line realizados pelos colaboradores durante a quarentena

Equipe que atua no transporte escolar de Paulínia se aprimorou em cursos disponibilizados pelo Sest-Senat
Motoristas e monitoras da Rápido Sumaré, uma das empresas que operam no setor de transporte escolar de Paulínia, receberam esta semana os certificados dos cursos on-line realizados durante o período de quarentena. As aulas foram organizadas pelo Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Social de Aprendizagem do Transporte), com a mesma carga horária dos cursos presenciais.
Os cursos à distância foram aprovados pelos funcionários, que puderam aproveitar o tempo livre para se aprimorar em diversos temas. O motorista Pedro Souza Alves conta que achou excelente o novo formato. “Se eu estivesse trabalhando normalmente, não teria tempo para realizar todos esses cursos e, como foi tudo on-line, facilitou muito, já que eu podia assistir as aulas de qualquer lugar. Fiquei muito feliz, pois enriqueceu meu trabalho e a partir de agora, quero fazer todos os cursos que eu puder”, conta o motorista.
A monitora Lídia da Silva Rosa também gostou muito de fazer os cursos on-line. “Esses cursos serviram para agregar novos conhecimentos, que vou usar muito no meu dia a dia com as crianças”, afirma. Esta foi a primeira vez que Lídia realizou cursos à distância, embora já conhecesse os cursos presenciais do Sest-Senat.
Para o secretário de Transportes de Paulínia, João Victor Teixeira, é muito positivo para o órgão gestor, quando uma empresa parceira se preocupa em treinar sua equipe para prestar um bom serviço para a população. “Também é uma forma de valorizar os profissionais, que saem mais qualificados. E todos ganham com estas iniciativas”, avalia.


No mês em que se comemora o Dia do Motorista, é importante lembrar que o profissional mais bem preparado sempre terá mais oportunidades de se manter no emprego e encontrar novas oportunidades, principalmente no momento em que vivemos uma crise sem precedentes na economia mundial.
Por isso, além dos treinamentos obrigatórios exigidos pela empresa e previstos em contrato, muitos funcionários optaram em se aprimorar também em outros temas disponíveis, de forma a aproveitar o tempo sem aulas por conta da pandemia do novo coronavírus. Foi o que fez a monitora Lídia, que realizou 22 cursos nesse curto período, tais como “Covid-19”, “5S (Indica os princípios a serem seguidos nas empresas: organização, arrumação ou ordenação, limpeza, manutenção e disciplina)”, Qualidade no atendimento ao cliente”, “Mecânica básica para mulheres” entre outros.
“Acreditamos ser importante aproveitar o tempo ocioso para obter conhecimentos necessários ao atendimento das crianças”, argumenta Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Grupo Belarmino, do qual a Rápido Sumaré é integrante.
A empresa organizou as inscrições dos funcionários, que contaram com toda a orientação do Sest/Senat para o acesso às aulas, que podiam ser acompanhadas por meio de computadores ou telefones celulares.
Os motoristas e monitoras passaram pelo curso Noções de Primeiros Socorros, com carga horária de 4 horas, onde aprenderam a avaliar o estado inicial de uma vítima e identificar os sinais vitais, além de conhecerem as normas de biossegurança e os procedimentos em situações emergenciais.
Nos cursos de Monitor de Transporte Escolar e Ética e Cidadania no Transporte Coletivo de Passageiros, com carga horária de 12 horas, participaram as monitoras da empresa. O objetivo das aulas foi aprimorar o trabalho de monitoria no transporte, como auxiliar no embarque e desembarque dos alunos e orientá-los para o uso dos equipamentos do veículo.
A Rápido Sumaré assumiu em março deste ano o atendimento do transporte escolar urbano dos alunos da rede municipal e estadual do Ensino Fundamental de Paulínia. A empresa possui mais de 230 colaboradores e atua em cerca de 400 rotas na cidade.