Paulínia teve dois casos confirmados e já integra a lista de municípios em situação de surto ativo da doença
Paulínia confirmou mais um caso positivo de sarampo na semana passada. Campinas, Indaiatuba e Vinhedo também confirmaram outros casos da doença. Ao todo, são 55 pessoas infectadas na região em 11 municípios, sem registro de mortes.
Entre as confirmações na cidade estão uma criança de 3 anos, moradora do Jardim Flamboyant, e um bebê de 1 ano, residente no bairro Morumbi. Ambos passam bem, segundo a prefeitura. Outras 17 notificações suspeitas aguardam resultados de exames laboratoriais.
Segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura, a cidade recebeu nota técnica do governo do Estado da recomendação de vacinação dos bebês no dia 23 de agosto e “As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão autorizadas a fazer a imunização, porque têm doses disponíveis”, diz a nota.
O Ministério da Saúde continua com a determinação de vacinação para bebês a partir de 6 meses, a chamada “dose zero”, em todo o país. Além de proteger, a medida pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país. Mas a chamada “dose zero” não substitui as vacinas contra o sarampo do calendário vacinal dos bebês, que devem ser mantidas independentemente.
Pessoas que não sabem se tomaram todas as doses ao longo da vida também devem procurar unidades de saúde para se imunizar contra a doença.