
Versão reestilizada recebe evoluções de design, acabamento, conectividade e ajustes nos motores
A Renault lançou na segunda-feira (30), em Campinas, o Duster 2016 com preços entre R$ 62.990 e R$ 78.490. A versão reestilizada do modelo lançado originalmente em 2011 chega às lojas na segunda quinzena de abril com evoluções de design, acabamento, conectividade e ajustes nos motores 1.6 e 2.0. O modelo chega para esquentar a briga do segmento de utilitários e se une aos recém-lançados Jeep Renegade e Honda HR-V.
Por fora, o Duster ganhou novos faróis, grade, lanternas e para-choques inspirados no conceito DCross, exibido no Salão de São Paulo de 2012. As alterações deixaram o utilitário-esportivo ainda mais parrudo. Segundo o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, os retoques seguem a tendência da empresa de fazer carros mais bonitos. “Design não era um ponto forte da marca. Esse, agora, é o nosso foco e tudo começou com o Logan”, disse. Ainda segundo o executivo, “a maior razão de compra do Logan já é o design”.
Por dentro, o volante renovado melhorou a pegada, enquanto o cluster de instrumentos ficou mais fácil de visualizar com a nova iluminação branca (era âmbar). O console tornou-se mais vertical e ganhou acabamento black piano. Na Dynamique 4X4, o painel bicolor dá o clima aventureiro. Todas as versões ganharam novos bancos e melhor revestimento acústico.
Embora tenha toques da nova linha Sandero e Logan, o utilitário deixou de melhorar alguns defeitos como fizeram os compactos de segunda geração. O que mais incomoda é o posicionamento da tecla de ajuste dos retrovisores, que ainda está fixada embaixo da alavanca de estacionamento.
Ao menos a central multimídia Media NAV Evolution é a mesma do hatch e sedã. Sensível ao toque, a centra tem novos recursos, tais como informações de trânsito em tempo real, possibilidade de acessar mídias sociais por meio de um aplicativo via smartphone e detector de radares. O porta-malas, que de acordo com a montadora mede 475 litros, ganhou tampa rígida e dobrável, para facilitar o acesso aos objetos e apoio na parte superior do compartimento.
Motorização
Os ajustes na pressão de injeção e no coletor e dutos de admissão deram ao motor 2.0 potência extra: de 142 cv para 148 cv. O torque em baixa rotação também melhorou: de 17 para 18,1 kgfm a 2.250 rpm. Mas a máxima foi reduzida: de 20,9 kgfm a 3.750 rpm para 20,7 kgfm a 5.750 rpm.
O motor 1.6 16V ganhou 1,0 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,6 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,5 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,1 kgfm a 2.500 rpm quando abastecido com gasolina.
Versões
O Novo Duster 2016 será oferecido em cinco versões, duas motorizações e duas opções de câmbio: Expression 1.6 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 com câmbio automático e Dynamique 2.0 16V 4×4 com câmbio manual.