A refinaria já deixou de produzir aproximadamente 11 mil metros cúbicos de GLP e 75 milhões de litros de gasolina
Segundo publicação da Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros do estado de São Paulo), desde segunda-feira (5 de julho), a Refinaria de Paulínia (Replan) da Petrobras, paralisou a produção de uma unidade de Craqueamento Catalítico, a U-220, por falta de escoamento do gás liquefeito de petróleo (GLP). O sindicato ainda ressalta que em cinco dias, a Replan já deixou de produzir aproximadamente 11.000 de metros cúbicos de GLP e 75 milhões de litros de gasolina
De acordo com um operador da Replan, que preferiu não ser identificado ao Sindipetro, a paralisação da produção na unidade da refinaria da Petrobras foi uma decisão do governo de zerar o Imposto de Importação sobre a resina de polipropileno no início de abril. Elaborada pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex), ligado ao Ministério da Economia, a medida estipulou uma cota de 77 mil toneladas do produto, que é a matéria-prima utilizada na produção de máscaras de proteção contra o Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19.
Entretanto, tal medida afetou diretamente a Braskem, petroquímica controlada pela Odebrecht e também pela Petrobras, que produz o polipropileno. Como reação em cadeia, a Petrobras também foi afetada, por ser a fornecedora do propeno, insumo utilizado na fabricação do polipropileno. Por isso, o propeno foi incorporado ao GLP, que não encontrou logística de escoamento.
Outro operador, ouvido pela reportagem da Sindipetro, chamou a atenção para o aumento da probabilidade de acidentes. De acordo com ele, as unidades da refinaria da Petrobras são projetadas para operarem ininterruptamente e, por isso, as paradas multiplicam os riscos de vazamentos, incêndios e falhas nas estruturas. A grande maioria dos eventos de grandes vazamentos e tragédias, ocorre em momentos nos quais as plantas de operação estão sob intervenção ou fora do regime normal de operação, diz o operador.
O petroleiro relata o ineditismo da situação, pois segundo ele, uma paralisação como essa, segundo os funcionários mais antigos, jamais ocorreu antes. O trabalhador da refinaria ainda ressaltou que a Replan possui um vasto parque de esferas de armazenagem.