Valor foi destinado a projetos que envolvem novas tecnologias, processos e produtos para aumentar a competitividade da empresa
Ao completar 80 anos de instalação em Paulínia, comemorados em 12 de dezembro, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, continua investindo em seu conjunto químico ali instalado em projetos que combinam desenvolvimento industrial e sustentabilidade.
“Temos muitas ambições de crescimento e vamos continuar aplicando a receita que usamos para fazer com que a Rhodia, em Paulínia, chegasse aos 80 anos como um dos maiores complexos industriais do Grupo Solvay no mundo, como uma referência em ESG e como uma estrela que faz brilhar cada vez mais forte a química verde”, afirma Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na América Latina.
“Nossa receita – acrescenta Daniela Manique – inclui investimentos constantes, muita inovação tanto em produtos como em processos, práticas de sustentabilidade avaliadas internacionalmente, uma profunda relação com os nossos clientes e demais parceiros e com as comunidades”.
Investimentos – Os investimentos no conjunto químico de Paulínia, que em 2022 devem somar cerca de R$ 135 milhões, são direcionados a projetos que envolvem novas tecnologias, processos e produtos para aumentar a competitividade da empresa, alinhada aos objetivos de avanço em sustentabilidade, de acordo com as metas ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) estabelecidas pelo Grupo Solvay.
Entre os projetos desenvolvidos pela Rhodia em Paulínia destaca-se a ampliação de produção de HGL – Hexilenoglicol, um produto amplamente utilizado como agente umectante e emulsificante nas formulações de segmentos de skin care e cosméticos, sendo indicado para água micelar, óleo corporal, hidratantes e maquiagem, e para hair care em formulações de xampus, colorantes, condicionadores e tônicos capilares.
Com essa expansão, na qual foram investidos R$ 27 milhões, a empresa consolida sua liderança mundial no fornecimento desse solvente que inclusive está sendo utilizado em produtos veganos, a partir do registro na Vegan Society – a mais antiga e respeitada instituição vegana do mundo.
A Rhodia é o único produtor de HGL no mundo que possui esse registro, o que é uma diferenciação importante no mercado, porque mostra aos clientes o compromisso com o oferecimento de soluções alinhadas a esse novo estilo de vida.
Como parte das comemorações, a Rhodia inaugurou um grafite pintado pelo artista campineiro Biel Siqueira – https://followthecolours.com.br/biel-siqueira/ – no prédio administrativo da unidade industrial