Início Cultura “Rio que passa lá” será apresentado para 2400 alunos da rede pública

“Rio que passa lá” será apresentado para 2400 alunos da rede pública

O espetáculo mostra a história de um rio genuinamente paulista e que carrega em si a história do estado
O espetáculo mostra a história de um rio genuinamente paulista e que carrega em si a história do estado

Peça infantil retrata preservação e história do Rio Tietê. Grupo “Último Tipo” se apresenta nos dias 14, 15 e 16 de junho

O espetáculo o “Rio que passa Lá”, que conta a história do Rio Tietê, será apresentado na cidade de Paulínia nos dias 14, 15 e 16 de junho. A peça do grupo teatral “Último Tipo” acontecerá no Theatro Municipal de Paulínia. A peça é uma realização da Direção Cultura e do Grupo Último Tipo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet.

Com temática ambiental, o espetáculo inédito conta através da fantasia teatral a história do rio Tietê, que nasce na Serra do Mar e passa por todo o estado de São Paulo, cortando diversas cidades inclusive a capital, percorrendo cerca de 1.010 km até desembocar no Rio Paraná.
É o próprio Rio Tietê que conta sua história, desde o nascimento, quando era um olho d’água, se transformando em córrego, riacho, até chegar a ser o rio que corta a cidade de São Paulo e segue viagem pelo interior do estado. Nessa aventura ele conhece a cultura de diversos locais, sofre com o desrespeito com que é tratado nas grandes cidades e se alegra quando volta a ficar limpo e a desempenhar seu papel na natureza.
O espetáculo mostra a história de um rio genuinamente paulista e que carrega em si a história do estado, além de mostrar também a relação do homem com o meio ambiente, tanto a destruição da mata ciliar e a poluição quanto à preservação em outros locais, em que ele é usado até para pesca e nado.
“O Rio que passa lá” faz parte da 6ª edição do projeto “Teatro nas Escolas” que consiste em realizar apresentações de teatro infantil, nas escolas públicas de ensino fundamental do estado. Levar arte às crianças é o principal objetivo deste projeto, que já impactou mais de 85 mil espectadores. Juntamente com a alegria de poder desfrutar de apresentações de teatro infantil no próprio ambiente de estudo, as crianças beneficiadas com esta iniciativa ainda terão sua atenção despertada, de forma sutil e agradável, para assuntos importantes como o respeito às diferenças, a preservação do meio ambiente e a valorização do indivíduo. Ao todo, 2.416 alunos do quarto e quinto ano adquiriram os ingressos oferecidos pelo teatro.
Além da criação e apresentação do espetáculo, o Grupo Último Tipo realizou a produção de um livro com a história contada na peça.